Notícia no detalhe
Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
As ações foram realizadas em referência ao dia 20 de outubro, quando é celebrado o Combate ao Bullying
Equipes do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), da Guarda Civil Municipal, promoveram nesta semana ações educativas em unidades de ensino da rede municipal, como Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva, Cemei, E.M. Ferroviário Jaci e E.M. Francisco Ricardo. O evento teve como objetivo conscientizar alunos e professores sobre a importância do respeito, da empatia e da convivência pacífica no ambiente escolar, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado no último dia 20 de outubro.
As palestras abordaram o tema “Bullying não é brincadeira”, realizando atividades dinâmicas e participativas, além de falar sobre os diferentes tipos de bullying, suas consequências e como agir diante de situações de violência.
Para os alunos do Ensino Fundamental I, o tema foi abordado de forma lúdica, com a contação de histórias que mostrou exemplos que reforçam o valor da amizade e do respeito mútuo.
Já nas turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, os agentes do GRE discutiram temas mais aprofundados, como a criminalização do bullying (Lei nº 14.811/24), o impacto emocional nas vítimas e atitudes que contribuem para um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.
A iniciativa reforça o compromisso do Grupamento de Ronda Escolar em promover a segurança, o diálogo e a cultura de paz nas escolas, incentivando os estudantes a serem agentes de mudança contra qualquer forma de violência.
“Nossa equipe trouxe para as escolas, durante todo mês de outubro, palestras sobre a Campanha Mundial de Combate ao Bullying, em que foram intensificadas as ações reforçando a mensagem de que o respeito e a empatia são as bases essenciais para construir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor e conscientizando os alunos e toda comunidade escolar da importância da denúncia. A equipe ressaltou ainda que o bullying não é uma brincadeira que deu errado, é uma violência que corrói e machuca de verdade. E que a força da escola não está nos muros, mas na forma como cuidamos uns dos outros”, afirmou a palestrante do evento Jandira Reis.
“Estamos reforçando que não devemos abordar temas tão importantes como este apenas nos meses comemorativos. Trata-se de um trabalho contínuo, realizado ao longo de todo o ano letivo, diante das inúmeras situações que surgem no ambiente escolar e que exigem acompanhamento, atenção e intervenção constante por parte da equipe”, afirmou a coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar, Luciana Sardinha.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 09:03:17 Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
- 15/12/2025 08:49:35 Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
- 15/12/2025 08:33:52 Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
- 14/12/2025 14:35:26 Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
- 14/12/2025 14:26:12 Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















