Notícia no detalhe
Outubro Rosa é o mês de luta contra câncer de mama
"Mulher consciente na luta contra o câncer de mama" é o tema da campanha da Prefeitura de Campos para marcar o movimento internacional "Outubro Rosa". A partir desta semana, a Secretaria de Saúde implementa nova estratégia para estimular mulheres com idade acima de 40 anos a fazerem, anualmente, a mamografia. Os exames serão disponibilizados, gratuitamente.
- O Ministério da Saúde preconiza, neste Outubro Rosa, o exame para diagnosticar o câncer de mama nas mulheres com idade entre 50 e 69 anos; mas, em Campos, vamos rastrear todas as mulheres com mais de 40 anos, que há mais de um ano não fazem mamografia, para que elas busquem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de suas residências, para o procedimento mais eficaz para o diagnóstico de uma doença tão grave, que, quanto antes for diagnosticada, melhor resultado garantirá no tratamento", destaca o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
O secretário explica a estratégia para a campanha no município: "Através de todas as UBS e de programas de saúde que contam com agentes comunitários, vamos fazer um rastreamento em massa de todas as mulheres nessa faixa etária que, nos últimos 12 meses, não passaram por exame de mamografia”.
- As mulheres devem buscar as UBSs e já sairão com os seus exames agendados. Os agentes comunitários, em seus programas, já têm cadastrada a população feminina nessa faixa de idade e farão busca ativa, visitando as residências e, nas residências, agendando os exames. Feito o rastreamento, realizadas as mamografias, essas mulheres retornam às UBSs com os exames e os ginecologistas, identificando anomalias nos resultados, encaminham as pacientes para especialistas e tratamento".
Mamografias de graça - Durante a campanha municipal de luta contra o câncer de mama, o Hospital Geral de Guarus realizará 30 exames, por dia, também nos fins de semana: "Será de segunda a segunda-feira, para que as usuárias de 40 a 69 anos de idade que trabalham, e não têm disponibilidade para fazer o exame durante a semana, possam passar pelo procedimento no sábado ou domingo. As mamografias serão realizadas, também gratuitamente, nos hospitais conveniados, que são a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Escola Álvaro Alvim, o Hospital Plantadores de Cana e a Beneficência Portuguesa. Da mesma forma, nesses cinco hospitais, diagnosticada alguma anomalia na mamografia, as mulheres serão encaminhadas para tratamento com especialistas em nossa rede", declara o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa