A abertura da XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá nesta terça-feira (21), às 9h, no Jardim São Benedito. A expectativa é para que cerca de 20 mil pessoas visitem o evento, que prossegue até sexta-feira (24), das 9h às 16h. Ao todo, serão 125 instituições parceiras, 83 escolas inscritas e, aproximadamente, 1.800 pessoas, entre estudantes e apoiadores, diretamente envolvidos nos estandes durante os quatro dias.
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Semana Nacional aborda o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, e contará com a XI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos dos Goytacazes (FEMuCTI), e a VI Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais, simultaneamente.
Haverá, ainda, Mostra dos Projetos do Programa Mais Ciência na Escola, Mostra de Robótica, exposições e oficinas, atividades artísticas e culturais, atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), serviços para a população, como: emissão de carteira digital, balcão de empregos, informações sobre cursos de qualificação, serviços de saúde, além da presença das Instituições de Ensino Superior, órgãos municipais, empresas e outras instituições parceiras.
Também será um destaque desta edição a elaboração de espaços interativos e imersivos sobre a temática do evento, segundo a secretária da pasta, Tânia Alberto. “O evento é aberto ao público em geral e gratuito. O objetivo é mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando e destacando a criatividade, a inovação e a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do município e do Brasil”, informou Tânia.
A gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Seduct, e organizadora do evento, Carla Salles, destacou que, nesta edição de 2025, haverá maior diversidade de atividades para atender aos diferentes públicos e aumento expressivo no número de projetos que serão apresentados nas Feiras de Ciências.
Segundo ela, o Espaço Interativo terá como título “Conexão Azul: maré de saberes e vozes de Campos”, e vai oferecer jogos, contação de história, oficinas, exploração dos sentidos (visão, olfato, audição, tato), etc. “Faremos uma imersão na temática do evento, vivendo, de fato, um mergulho no oceano, no planeta água. Será um espaço muito instagramável, e tenho certeza de que vai ser um sucesso”, adiantou Carla.
Parceiros
Entre as instituições convidadas estão: Uenf, IFF, UFF, UFRRJ, Faculdade de Medicina de Campos, Universo e Estácio de Sá; Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicas para Agricultura, Reserva Caruara com Exposição Viveiro de mudas e Exposição do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, com Oficina “Horta Mágica: Plante e Leve”; Hortaliças Artísticas – Pintando com Vegetais; Detetives da Horta: Jogo de Mistério Botânico; e Feira Sensorial: Toque, Cheiro e Sabor.
A Secretaria de Qualificação e Emprego fará emissão de carteira digital / balcão de empregos / informações sobre cursos de qualificação; Secretaria de Defesa Civil, com Engenharia Civil na Defesa Civil: Mantendo a Cidade Segura; Árvores, Clima e Sustentabilidade; Abelhas: guardiãs da sustentabilidade; e Prevenção: A importância dos Canais e valas na cidade de Campos dos Goytacazes.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade vai ofertar mudas nativas, ações de conscientização sobre coleta seletiva, contêineres para lixo reciclável, exposição de display para coleta de óleo de cozinha usado, e distribuição de fertilizante orgânico à população.
A Vigilância Sanitária levará informações variadas sobre o trabalho realizado pela Visa Campos. O Centro de Controle e Zoonoses vai garantir vacinação antirrábica, agendamento e orientação para castração, agendamento e orientação do setor de roedores. Enquanto a Secretaria de Assistência Social e Cidadania fará orientações sobre Cadastro Único/Pé de Meia, atendimentos CRAS e CREAS, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, serviços de sobrancelhas, esmaltação de Unhas, barbeiro, entre outros.
A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos vai realizar orientação sobre o Programa Disque Direitos Humanos, corte de cabelo, esmaltação de unha, design de sobrancelhas, etc. Também haverá oficinas de balé Baby class, capoeira, violão e voz.
O Programa Saúde na Escola (PSE) estará presente com dezenas de projetos e serviços; haverá Mostra de Materiais Pedagógicos do Projeto NEA-BC; Van Experience Enel; Câmara Municipal de Vereadores – EMUGLE: com Exposição Palácio Nilo Peçanha, Trabalho de conscientização política da atuação Legislativa, Informativo sobre a Escola Legislativa e apresentação cultural a ser definida.
O Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro fará apresentação por Banner, fotos e amostras dos Geossítios do Geoparque Costões e Lagunas. O Instituto Solar Brasil de Desenvolvimento Saúde e Pesquisa, com Isobras em educação ambiental, fará exposição de atividades ambientais realizadas em 2025; sobras em ação - exposição figurada de espécies nativas da região; maquete sustentável - da foz ao desemboque Rio Paraíba do Sul.
Outras Atrações
· Parque Estadual da Lagoa do Açu (INEA): Exposição de Fauna Taxidermizada do PELAG.
· SEST SENAT CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ: Territórios que Cuidam da Água: Soluções Jovens para um Futuro Sustentável
· SEBRAE: 01 jogo de óculos 3D, 01 jogo de Passa e Repassa, folder institucional, Banner
· Águas do Paraíba
· Escola de Aprendizagem Inclusiva
· Associação de Autoras e Autores Campistas: bate-papo com escritores campistas - manhã/ tarde de autógrafos
· Animação Cultural
· Grupo Gotta
· Apresentações de Fanfarras
· Exposições e oficinas diversas