Notícia no detalhe
Turismo cria o Cantinho da História
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep), através do Departamento do Turismo, está criando o Cantinho da História, um espaço dentro da Garagem Cultural, com o objetivo de montar um pequeno acervo e divulgar materiais antigas de Campos, que retratem os costumes do povo através do uso de objetos como notas de dinheiro, fotos, livros, itens de cozinha e do trabalho escravo, entre outros.
Alguns objetos recebidos em doação já estão sendo catalogados para terem espaço cativo no Cantinho da História. Todos os visitantes da Garagem Cultural, projeto cuja principal finalidade é divulgar as belezas e atrativos turísticos do município e que também abre, de segunda a sexta, para a pesquisa de estudantes, passarão a contar com mais essas informações.
Entre os objetos interessantes que ficarão à mostra, estão o pilão, usado como utensílio culinário de borda ovalada usado na cozinha pelos escravos em seu dia-a-dia, como se fosse um soquete para amassar produtos como o café e o colorau. Também bastante interessante é o formão, objeto talhado em madeira e com uma lâmina maior, utilizado no preparo da madeira visando a confecção de objetos como mesas e cadeiras. Há, ainda, notas e moedas de dinheiro antigas como réis e objetos mais recentes, também, como uma réplica do Farol, em Farol de São Tomé, feita em ferro.
O secretário de Desenvolvimento e Petróleo, Orlando Portugal, afirmou que o Cantinho da História vai se tornar mais um atrativo a ser incluído no roteiro do projeto city tour, trazendo, a reboque, o resgate da história do município. “É de fundamental importância repassarmos para as novas gerações a nossa história”, ressalta.
Segundo Everaldo Reis, guia da Sedep e responsável pelo projeto Garagem Cultural, o Cantinho da História é de fato mais um investimento que tem a intenção de lembrar e massificar a história de Campos. “Aqui, nós temos a função de falar sobre as belezas da nossa cidade, na atualidade”, informa o guia.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/06/2026 18:43:03 Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
- 15/06/2026 18:15:19 Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
- 15/06/2026 17:45:14 Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
- 15/06/2026 17:18:57 Empreendedorismo na terceira idade: projeto amplia as perspectivas da pessoa idosa
- 15/06/2026 16:28:26 Abertura do Mais Ciência na Escola terá representante do Ministério da Ciência
Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
1506 18h15Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
1506 17h45Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
1506 17h18Empreendedorismo na terceira idade: projeto amplia as perspectivas da pessoa idosa
1506 16h28Abertura do Mais Ciência na Escola terá representante do Ministério da Ciência
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















