Notícia no detalhe
Novos Agentes Comunitários de Saúde concluem curso preparatório
A capacitação, realizada em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, foi marcada por trocas de experiências, aprendizado e integração entre diferentes áreas da Atenção Primária à Saúde (APS)
Após uma semana de atividades teóricas, a Secretaria Municipal de Saúde encerrou, na quinta-feira (10), o curso introdutório dos novos profissionais aprovados no concurso do Programa de Saúde da Família (PSF) de 2008. A capacitação, realizada em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, foi marcada por trocas de experiências, aprendizado e integração entre diferentes áreas da Atenção Primária à Saúde (APS).
O curso, iniciado no dia 1º de outubro, reuniu 119 servidores, entre agentes comunitários de saúde (ACS), técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal, e teve como objetivo preparar os profissionais para atuar nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A partir da próxima segunda-feira (13), os ACS iniciam a etapa prática nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde serão acompanhados pelos enfermeiros das equipes.
“Encerramos hoje uma semana muito especial, cheia de aprendizados, trocas e reflexões importantes. Esse curso foi, acima de tudo, um espaço de encontro, onde o saber técnico se misturou ao saber da experiência. Nossos novos agentes chegam aos territórios com um olhar mais sensível à saúde das pessoas e mais preparados para construir vínculos potentes com as equipes e com a comunidade”, destacou a subsecretária de Atenção Primária, Ana Carolina Xavier.
Durante oito dias, os participantes tiveram aulas teóricas com profissionais de diversas áreas, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e gestores, abordando temas fundamentais da rotina da APS, como promoção da saúde, visitas domiciliares, vigilância, saúde mental, doenças crônicas, saúde da mulher, da criança e do idoso.
De acordo com a enfermeira da ESF, Ana Beatriz Mayerhofer, a formação representou uma atualização necessária, considerando o tempo desde que foi realizado o concurso, há 17 anos.
“É de extrema importância investir em capacitações e atualizações, acompanhando as novas políticas e diretrizes do Ministério da Saúde. Pensamos o curso com uma equipe interdisciplinar, valorizando a intersetorialidade e a multidisciplinaridade. Foram discutidas diversas linhas de cuidado, saúde das pessoas hipertensas, diabéticas, crianças e idosos, preparando os agentes para somar com garra na Estratégia Saúde da Família”, ressaltou.
Para a gerente das Unidades Básicas de Saúde, Camila Terra, o início da fase prática representa um novo passo na consolidação da rede.
“Foram oito dias de aulas intensas e agora eles vão iniciar as atividades nas unidades, acompanhados pelos enfermeiros. Estamos todos muito ansiosos com essa chegada, que vai reforçar e fortalecer ainda mais a nossa Atenção Primária”, afirmou.
Entre os participantes, o sentimento é de entusiasmo e compromisso. O novo agente comunitário de saúde Gleidison Ferreira, de 38 anos, celebrou a oportunidade e o aprendizado.
“Foi um curso sensacional, muito bem elaborado. Acredito que a Prefeitura possa promover mais qualificações como essa. Hoje me sinto realmente preparado para atender a população de Campos com equidade e sensibilidade. A expectativa agora é colocar tudo em prática. A gente percebeu o amor e o comprometimento dos profissionais que ministraram as aulas, e isso motiva. Estamos chegando para somar”, afirmou.
O curso teve atividades no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e na Universidade Estácio de Sá, com uma programação diversificada que incluiu dinâmicas, rodas de conversa e estudos de caso. O encerramento contou com um aulão ministrado pela enfermeira Beatriz e uma avaliação final supervisionada pelas profissionais.
A capacitação integra o esforço da gestão municipal para ampliar a cobertura da Atenção Básica, que saltou de 8% para 60% com a chegada dos novos profissionais.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/10/2025 09:07:57 Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
- 13/10/2025 09:01:16 Campos é pioneiro na assistência à saúde da população privada de liberdade
- 13/10/2025 08:46:18 Jogos Interclasse em Escola de Travessão na Semana das Crianças
- 13/10/2025 08:28:43 Novos Agentes Comunitários de Saúde concluem curso preparatório
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
1310 09h01Campos é pioneiro na assistência à saúde da população privada de liberdade
1310 08h46Jogos Interclasse em Escola de Travessão na Semana das Crianças
1310 08h28Novos Agentes Comunitários de Saúde concluem curso preparatório
1210 14h37Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município