Notícia no detalhe
Liceu de Humanidades de Campos recebe ação de vacinação para adolescentes e jovens
Ao todo foram administradas 275 doses, com destaque para a vacina da dengue, com 92 doses, seguida de influenza, com 81, dT, com 44, e meningo ACWY, com 25
O Liceu de Humanidades de Campos (LHC) foi palco, nesta quinta-feira (9), de uma grande ação de vacinação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo foi proteger adolescentes e jovens contra diversas doenças imunopreveníveis e, consequentemente, ampliar a cobertura vacinal no município.
Durante a ação, foram ofertados mais de 10 tipos de imunizantes, aplicados pelas equipes do Programa Municipal de Imunização (PMI) e do Programa Saúde na Escola (PSE). Ao todo foram administradas 275 doses, com destaque para a vacina da dengue, com 92 doses; seguida de influenza, com 81; dT, com 44; e Meningo ACWY, com 25. Já da vacina HPV foram 20 doses aplicadas.
Entre os participantes estava Roberta Monteiro Viana Vieira, que acompanhou a filha Gabriela Melo Viana, de 11 anos. Ela contou que a menina ficou animada ao saber que haveria vacinação na escola.
“Acho muito importante, porque, às vezes, na correria do dia a dia, os pais acabam não tendo tempo de levar os filhos para vacinar e acompanhar a caderneta. Ela chegou em casa entusiasmada dizendo: mãe, quero me vacinar, vamos lá! E isso estimulou bastante. A vacinação é uma forma de prevenção”, destacou Roberta. Gabriela recebeu as vacinas meningo ACWY, dengue e gripe.
A estudante Acotimé Rosário da Silva, de 12 anos, também participou da ação ao lado da mãe, Isabela da Silva. Juntas, foram vacinadas contra a gripe. “São muitas as doenças que estão surgindo, então é essencial manter a vacinação em dia. A saúde é o mais importante, sem ela a gente não consegue fazer nada”, afirmou Isabela.
As amigas Rhillary Piazini, de 16 anos, e Tayná Rangel, 14 anos, estudantes do 2º ano do Ensino Médio e do 8º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, tomaram as vacinas de mãos dadas para superar o medo. “Não tinha tomado antes porque no postinho perto da minha casa e também não sabia que já podia tomar a vacina da dengue”, declarou Piazini. “É um medo que fale a pena encarar”, completou.
A vacinação nas escolas é realizada mediante apresentação da caderneta de vacinas e autorização dos responsáveis. No Liceu, foram contemplados alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com idades entre 11 e 19 anos. A diretora-geral do LHC, Margarete Monteiro, destacou a importância da parceria entre as áreas da Saúde e da Educação, que deve se estender para outras unidades escolares da rede estadual.
“A ação está começando pelo Liceu e deve ser ampliada para outras escolas. A prevenção é nossa maior arma, e nada melhor do que a vacinação para garantir isso. Ficamos muito satisfeitos com a adesão dos alunos e dos pais, que participaram de uma reunião de conscientização e hoje demonstram o resultado desse trabalho”, afirmou.
A gerente de Imunização da SMS, Amanda Carvalho, explicou que, durante a triagem, foi identificado que muitos estudantes estavam com a vacina antitetânica (dT) atrasada. “Estamos aplicando todas as vacinas do calendário de rotina, mas observamos que o reforço da dT é o mais atrasado. Ela deve ser feita de 10 em 10 anos”, explicou Amanda.
Amanda também comentou sobre a mobilização ‘Resgate dos não vacinados com a vacina HPV no Estado do Rio de Janeiro’, destacando o bom resultado encontrado durante a ação. “A maioria dos adolescentes e jovens já tinha ao menos uma dose registrada na caderneta, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. A vacina contra o HPV é indicada para quem tem de 9 a 14 anos, dentro do calendário de rotina. Até dezembro, adolescentes e jovens de 15 a 19 anos também podem se vacinar”, reforçou.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
- 26/11/2025 10:01:20 Prefeitura abre inscrições para Feira de Natal, voltada a fazedores de cultura
- 26/11/2025 09:33:43 Inscrições para a Batalha dos Barbeiros Brasil seguem até 5 de dezembro
- 26/11/2025 08:30:13 HGG é destaque nacional em avaliação do programa Lean nas Emergências
Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
2611 10h01Prefeitura abre inscrições para Feira de Natal, voltada a fazedores de cultura
2611 09h33Inscrições para a Batalha dos Barbeiros Brasil seguem até 5 de dezembro
2611 08h30HGG é destaque nacional em avaliação do programa Lean nas Emergências
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















