Notícia no detalhe
Fada do dente e cão Zeus levam alegria para crianças internadas no HFM
A Semana da Criança segue nesta quinta-feira
A Semana da Criança da Fundação Municipal de Saúde (FMS) continua transformando a rotina dos pequenos pacientes internados no Hospital Ferreira Machado (HFM). Nesta quarta-feira (08), a programação contou com duas atrações especiais, que uniram cuidado, diversão e emoção.
Pela manhã, as crianças receberam a visita da Fada do Dente, interpretada pela dentista Susana Linhares. Caracterizada de forma lúdica, ela distribuiu kits de higiene bucal e lembrancinhas, ao mesmo tempo em que ensinava sobre a importância de manter os cuidados com a saúde bucal durante a internação.

“A lenda da Fada do Dente nasceu de antigos costumes europeus, em que dentes de leite eram trocados por presentes. Hoje, essa tradição se adaptou ao hábito de colocar o dente debaixo do travesseiro. Aqui no hospital, aproveitamos esse encanto para conscientizar sobre a higiene bucal, que ajuda a reduzir infecções e até pode diminuir o tempo de internação”, destacou Susana.
A enfermeira da pediatria Fátima Vanessa Carvalho reforçou a relevância do trabalho. “A Odontologia Hospitalar é responsável por prevenir e tratar infecções, controlar a proliferação de bactérias e fungos que podem agravar doenças sistêmicas e ainda favorecer a recuperação e a nutrição dos pacientes. É um cuidado essencial”, explicou.
Os pequenos aprovaram a iniciativa. João Gabriel Barros, de 10 anos, deixou o recado que aprendeu: “Gostei muito de ganhar meu kit. Veio com uma escova colorida, e a dentista falou que nunca devo esquecer de escovar os dentes, mesmo estando internado”, comentou.
À tarde, a animação ficou por conta de Zeus, um Golden Retriever integrante do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM). Treinado como Show Dog, ele demonstrou obediência e simpatia ao executar comandos como sentar e deitar, sempre atento à sua bolinha favorita. De leito em leito, distribuiu alegria para crianças, acompanhantes e funcionários.

Entre os que se encantaram com a visita estava a pequena Ayla Vitória Coutinho Lima. Sua mãe, Ana Julhia Coutinho, contou que o momento foi especial. “Ela ama cachorros, temos até um cão em casa. Ver a alegria dela foi emocionante. Com certeza, vai ficar marcado”, frisou.
Já Jéssica Santos da Silva destacou como a programação tem ajudado a transformar o ambiente hospitalar. “Essas visitas distraem as crianças, que já enfrentam tanta luta no dia a dia de internação, e também ajudam as mães a relaxar um pouco. Minha filha, Maria Júlia, é especial, tem uma hidronefrose moderada e precisa ficar internada quando o quadro complica. Hoje ela pôde aproveitar, e isso muda completamente o clima”, disse.
A Semana da Criança segue nesta quinta-feira. Confira a agenda:
Hospital Ferreira Machado
09/10 (quinta), 14h: Distribuição de brinquedos
Hospital Geral de Guarus
09/10 (quinta), 14h: Show dos palhaços Patati e Patatá + distribuição de brinquedos
Hospital São José
09/10 (quinta), 14h: Distribuição de brinquedos na recepção da Emergência Pediátrica
Últimas Notícias adicionadas
- 05/03/2026 18:20:40 Beneficiários do Cartão Goitacá devem trocar cartões a partir deste mês
- 05/03/2026 17:56:17 Prefeitura convoca novos estagiários do programa Primeira Chance
- 05/03/2026 16:36:44 “A criança pede” volta às atividades com palestras em escola municipal nesta sexta
- 05/03/2026 16:21:41 FME com várias atividades no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
- 05/03/2026 15:13:16 CAPS AD é reinaugurado com nova estrutura para melhor atender os usuários
Beneficiários do Cartão Goitacá devem trocar cartões a partir deste mês
0503 17h56Prefeitura convoca novos estagiários do programa Primeira Chance
0503 16h36“A criança pede” volta às atividades com palestras em escola municipal nesta sexta
0503 16h21FME com várias atividades no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
0503 15h02Secretaria de Fazenda com serviços disponíveis no Prefeitura em Ação deste sábado
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro





















