28 Junho de 2017
Amanhã - Predominio de Sol

Feira da Roça beneficia mais de 100 produtores

A feira será reestruturada este ano, principalmente, a da Praça da República que, devido à reforma da Rodoviária Roberto Silveira, está provisoriamente instalada no Parque Alzira Vargas (Foto: Francisco Isabel)

Mais de 100 pequenos produtores têm sido beneficiados pelo Programa Feira da Roça, desenvolvido através da secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. Os produtores encontram nas cinco unidades em funcionamento a oportunidade de escoar a produção e criar renda para suas famílias, além de oferecer produtos livres de agrotóxicos para a população. A meta para este ano é reestruturar a feira.

De acordo com o técnico em agropecuária Eraldo Vieira, responsável pelo programa, a secretaria disponibiliza equipes técnicas para oferecer aos pequenos produtores apoio desde o preparo do solo, passando pelo plantio das hortaliças até a comercialização dos produtos. “A secretaria ainda cede máquinas para os produtores e oferece a estrutura montada nos locais de funcionamento das feiras”, acrescentou Eraldo.

Para 2010, segundo o técnico, a intenção da secretaria é reestruturar as feiras, sobretudo, a da Praça da República que, devido à reforma da Rodoviária Roberto Silveira, está provisoriamente instalada no Parque Alzira Vargas. “Ela é a maior e a mais antiga. A primeira criada pelo Garotinho e que completa neste ano duas décadas de funcionamento”, destacou Eraldo, acrescentando que a feira foi criada em 1990 pelo então prefeito e ex-governador Anthony Garotinho.

Na unidade do Parque Alzira Vargas, 80 pequenos produtores – a maioria das regiões de Dores de Macabu, Imbé e Baixada Campista – comercializam hortaliças e produtos artesanais fabricados por eles às terças e quintas-feiras. Outros 30 feirantes, sempre às sextas-feiras, participam do programa com bancas na pracinha próxima à Escola Municipal Maria Lúcia, na Avenida 28 de março, no Turfe Clube.

Com feirantes de diferentes pontos do município, a unidade do programa montada aos sábados na Praça do Rosário do Saco funciona com cerca de 18 bancas. “Ainda temos Feira da Roça na pracinha da Paróquia Santa Terezinha, na Pecuária, também aos sábados e no Jardim Carioca, sob a ponte Rosinha, famílias assentadas vendem sua produção”, lembrou Eraldo.

Por: Regina de Oliveira - Foto: Francisco Isabel - 08/04/2010 18:09:00