28 Dezembro de 2014
Hoje - Predominio de Sol
MIN 23º - MAX 37º
Facebook

Notícia no detalhe

CCZ recebe animais abandonados

Os animais, a maioria, são cães e gatos abandonados pelos donos (Foto: Secom)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza o trabalho de recebimento de animais em sua sede. Os animais são, em sua grande maioria, cães e gatos abandonados pelos donos. Todos recebem tratamento adequado e ficam à disposição para a adoção no canil do CCZ.

- Nós estamos abertos para receber os animais de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Este trabalho começou em 2009. Quando temos um número alto de animais fazemos as feiras de adoção, que normalmente acontecem nos fins de semana ou feriados. Não funcionamos como um hotel de animais. A pessoa que vai até o CCZ deixar um animal assina um termo de perda de posse do bicho de estimação - explicou o diretor do CCZ, César Salles.

Os bichos que dão entrada no CCZ são vacinados e recebem todo o tratamento necessário, de acordo com seu estado. Para evitar o crescimento da população interna do canil, os animais são castrados. No caso dos bichos encontrados nas ruas, é respeitado o prazo de cinco dias, antes da castração, para que os donos possam reaver seus animais.

O CCZ não oferece tratamento veterinário, como consultas ou cirurgias eletivas de forma gratuita. Quando uma pessoa chega ao CCZ pedindo ajuda para seu bicho de estimação é encaminhada para outros locais. “Nós cuidamos dos animais encontrados nas ruas. Se um cão abandonado precisar de um curativo, cirurgia ou remédios, tudo isso é feito. Mas depois ele fica sob posse do CCZ e vai para a adoção”, informa Salles.

Por: Vivianne Chagas - Foto: Secom - 03/04/2010 12:42:00