28 Junho de 2017
Amanhã - Predominio de Sol
MIN 17º - MAX 27º
Webmail

Notícia no detalhe

Prefeita Rosinha reforça setor agrícola com 42 novas máquinas

A Prefeita Rosinha Garotinho entrega, oficialmente, nesta quinta-feira (07) 42 máquinas e veículos que vão auxiliar os pequenos produtores do município, através da Secretaria de Agricultura e Pesca. O marco de início dos trabalhos será às 9h, no campo de futebol do 56º Batalhão de Infantaria (56º BI), com a presença de membros do governo, presidentes de associações, sindicatos e pequenos produtores rurais. Além de beneficiar o produtor rural com suporte agrícola, a Secretaria de Agricultura também vai recuperar estradas vicinais possibilitando o escoamento da produção.

Entre os maquinários estão 14 tratores com implementos (grades e arados), sete retroescavadeiras, sete motoniveladoras (patrol para recuperar estradas), sete caminhões basculantes e sete veículos para as equipes técnicas (técnico agrícola, médico veterinário e engenheiro agrônomo). Para ser atendido a partir desta data, os pequenos produtores poderão entrar em contato com a secretaria, através dos telefones 2732-4344 e 2732-6400, e pedir auxílio para a região específica. Os trabalhos terão logística diferenciada a partir da data de entrega.

O secretário de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, explica que as máquinas serão divididas entre as sete Agências de Desenvolvimento Rural (ADRs) da cidade. Cada território terá três tratores, um caminhão, uma moto, uma retroescavadeira e um veículo. “Este processo vai melhorar a realidade dos produtores, já que estes tinham que esperar dias para terem auxílio das máquinas e, agora, o sistema permite que sejam atendidos em questão de horas”, informa Frederico.

- Na logística antiga, era um maquinário específico para atender os pequenos produtores de todo o município. Este atendimento demorava dias para ser feito, já que as localidades são distantes umas das outras.  Com novos maquinários para cada ADR, divididos igualmente entre as regiões, vai haver melhoria na logística de atendimento e, por consequência, maior qualidade de vida para os pequenos produtores, proporcionando, ainda, maior auxílio e evitando o êxodo rural – destaca Frederico.

Melhorias no campo – Segundo Frederico, entre muitas outras funções, os novos maquinários servirão para auxiliar ainda mais a organização da safra 2011/2012, alavancando a produção agrícola na região.  A nova logística vai facilitar individualmente o preparo do solo para plantações e ainda vai auxiliar no reparo das estradas vicinais, para auxílio do escoamento da produção. O governo municipal também vem auxiliando o homem do campo, através do Novo Fundecana, programa de revigoramento da lavoura de cana-de-açúcar, e do Fundeleite, criado recentemente pela Prefeita Rosinha Garotinho.

Por: Thábata Ferreira e Débora Batista - 06/07/2011 14:34:00