Ação de enfrentamento e prevenção ao abuso e a violência sexual de crianças e adolescentes marcou o início da campanha do Maio Laranja no Hospital Ferreira Machado, nesta quinta-feira (18). Profissionais da unidade se uniram nas imediações do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança (CAAC), inaugurado no dia 12 de outubro de 2021, pelo Prefeito Wladimir Garotinho.
Atentos à gravidade dos casos, a equipe realizou e distribuiu panfletos com informações do Maio Laranja na entrada principal, nas enfermarias e nos corredores do Pronto Socorro, com o intuito de conscientizar a população sobre o compromisso coletivo da segurança e do direito das crianças e adolescentes. A cerimônia também contou com uma mesa de café e participação de representantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público, Assistentes Sociais e Psicólogos, além do coral da enfermagem Cantando a Vida com repertório de músicas de alerta e cuidado.
“O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras. Mas, acima de tudo, é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos. Por isso, convocamos a sociedade assumir essa responsabilidade, de denunciar, a fim de acolher e livrar nossas crianças e adolescentes desses abusadores”, alertou a Coordenadora do Serviço Social, Marta Monteiro.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendente do HFM, Arthur Borges, destacou o trabalho do CAAC. “O CAAC é um instrumento importante para assegurar a privacidade e a humanização das crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de abuso. Esse setor foi construído junto com o Ministério Público, através da Promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos, Anik Rebelo Assed, a Sociedade Civil Organizada e pela CDL, que contribuiu com insumos para a reforma e estrutura do espaço”, disse.
CAAC
O Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança (CAAC), que funciona no HFM, consiste em um centro de atendimento integrado para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Além do atendimento de saúde da vítima, o Centro promove o registro da ocorrência criminal, a entrevista investigativa e a realização da prova pericial. Em quase dois anos de funcionamento, o CAAC já registrou 280 atendimentos.
O objetivo é resgatar a integridade emocional e a dignidade das vítimas com o novo processo de tratamento e apuração de crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes. No local, a criança e o adolescente são atendidos por uma equipe multidisciplinar, entre assistente social, psicólogos, pediatras, médicos legistas e policiais civis, que fazem o registro de ocorrência. O serviço está ativo 24h por dia, de segunda a domingo. O CAAC, é a segunda unidade do Estado e a primeira instalada no interior, sendo a terceira unidade do Brasil.
Sob nova coordenação, um novo modelo de atendimento foi instalado no CAAC, como comenta Alice Alves. “Após aceitar o convite para coordenar o CAAC, abracei a causa e aceitei o desafio com muito carinho e responsabilidade. Agora temos um novo modelo que vai melhorar o fluxograma de atendimento, para dar um tratamento mais digno e humanizado na hora do depoimento e na perícia das crianças e adolescentes. O intuito é melhorar o acolhimento, tornar o atendimento mais humano e mais eficiente, reduzir a revitimização da criança e do adolescente, não os expondo a tantos profissionais”, enfatiza a nova coordenadora.
Alice também destaca que será possível fazer um agendamento prévio. “Estamos disponibilizando o DISQUE CAAC, feito pelo 0800, disponível apenas para os campistas para agendamento prévio dos exames de corpo de delito das crianças e adolescentes. Inicialmente as crianças serão acolhidas pelo conselho tutelar e depois serão encaminhados para a delegacia, onde vai ser feito a requisição do exame e assim, após o agendamento, a criança vem ao CAAC e é ouvida por múltiplos profissionais em um único momento, garantindo assim a proteção e segurança”, esclareceu.
“Desde de sua inauguração o serviço só vem se aperfeiçoando. Com os trabalhos em conjunto da perícia técnica, assistência social, psicólogo, conselho tutelar e polícia civil, acreditamos que isso vai gerar na população mais credibilidade em relação ao serviço, para que assim, mais vítimas tenham acesso a essa acolhida e se sintam encorajadas a denunciar, em busca da punição do abusador”, afirmou a Promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude da Comarca de Campos, Anik Rebello Assed.
O Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, explica que devido ao Hospital Ferreira Machado ser referência em emergência regional, a promotora Anik escolheu a unidade para que fosse implantado o primeiro CAAC do Norte Fluminense. “Realizamos esse evento para reforçar o nosso compromisso em defesa das nossas crianças e adolescentes, em busca de justiça afim de punir corretamente os envolvidos nesses casos de abuso”, enfatizou.
Maio Laranja
Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil, data que visa dar visibilidade a este assunto e o símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.
A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.