Notícia no detalhe
Campos como pólo de discussão de Astronomia e Astronáutica
A manhã e tarde de sábado (23) ficou marcado para centenas de adultos, adolescentes e crianças que participaram em Campos da programação do 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, evento da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima para celebrar os 50 anos do Homem no espaço sideral. A presença de astronautas russo e norte-americano deu um brilho especial às oficinas para crianças, a Mostra de Meteoritos e o ciclo de palestras com astrônomos, para o público, estudantes, professores e interessados pelo assunto.
As crianças curiosas em relação ao espaço tiveram oportunidade ímpar durante a manhã e aguçaram o interesse pela astronomia e astronáutica durante a participação de oficinas realizadas por equipes do Clube de Astronomia Louis Cruls, no IFF, antigo Cefet. Na concha acústica do IFF, crianças e adultos tiveram a oportunidade de simular um passeio pela lua, com uso de um corredor e capacetes especiais, com sensação de gravidade zero que faz flutuar como ocorreu com os astronautas na lua.
Fotos históricas - Crianças e adultos não perderam as oportunidades de posarem para registro fotográfico ao lado dos astronautas Paven Vinogradov, Oleg Kotov e Charlie Duke, e ao lado das miniaturas dos famosos foguetes de lançamentos, naves espaciais e réplicas de equipamentos da Nasa, todos dispostos numa mostra realizada durante todo o dia no IFF. A simpatia do astronauta norte-americano Charlie Duke o fez o mais solicitado para as fotos em diversos momentos.
Todas as palestras, com ocorrência de três em horários simultâneos, foram bastante concorridas, tendo na assistência alunos e professores de diversas faixas etárias, de Campos, de cidades da região e, também, de outros estados, como São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
Dentre as palestras que os participantes lamentaram ter pouco tempo foram destaques a do astrônomo chinês Jin Zhu, diretor do Planetário de Beijing, realizada no auditório principal do IFF. Nas salas 1, 2 e 3 foram realizadas diversas palestras com tempo de 15 minutos cada, em seqüência, com temas específicos, mas de livre escolha dos participantes, que tiveram acesso antecipado à programação.
Alunos, professores e leigos reclamaram que gostariam de voltar a obter mais informações sobre os temas abordados pelos astrônomos Marcelo de Oliveira Souza, Luiz Fernando Sodré Gomes, ambos do Clube de Astronomia Louis Cruls e Luiz Sampaio Athayde Junior da Unime/ Salvador (BA). Os dois primeiros falaram sobre “Uso do Relógio Solar na área da Educação e Saúde e “Observação das Estrelas Variáveis do Hemisfério Sul”, um trabalho feito por cientistas, mas que pode ter a participação popular para com o Projeto Southern Gems no Brasil, conforme ressaltou Luiz Fernando Sodré, que discorreu sobre a magnitude das estrelas. Eles deram dicas para se conhecer mais sobre os assunto pela Internet: (www.estrelasvariaveis.blogsport.com), (www.citizensky.org/teams/southern.gems) e (www.veraodabahia.blogspot.com).
O professor Luiz Sampaio falou sobre a Teoria do Zênite Solar, e levantou discussão sobre a variação (antecipação ou adiantamento) das estações do ano sobre países e regiões, como ocorre no verão de Salvador, por causa do posicionamento do sol, em relação a Terra. No caso da capital da Bahia, ele mostrou que de fato, o verão na capital soteropolitana inicia em 3 de novembro, em função do analema do sol (movimento do astro sobre o planeta Terra).
- Cada região deveria reunir suas comunidades acadêmicas para estudar e definir suas posições astronômicas e defender o início, o ponto culminante e o fim de cada Estação. Como tempos poucos estudiosos, prevalece o que é convencionado na Europa para parte do mundo. É por isso que quando se determina o horário de Verão, no Piauí por exemplo, as criança vão para a escola de madrugada. Na Bahia, acabamos com horário de Verão - exemplificou o cientista Luiz Sampaio Athayde Junior.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 18:29:38 Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
- 22/08/2025 16:05:14 CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
- 22/08/2025 14:41:37 Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
- 22/08/2025 13:59:43 Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
- 22/08/2025 13:35:50 Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
2208 16h05CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
2208 14h41Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
2208 13h59Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
2208 13h35Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia
6Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19