Notícia no detalhe
Encontro Internacional de Astronomia foi aberto nesta quinta
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, abriu nesta quinta-feira (21) o 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, no Teatro Trianon, evento realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, com apoio do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Prefeitura de Campos. Na oportunidade o presidente da Fundação falou dos resultados positivos que estão sendo obtidos com o apoio ao Clube de Astronomia de Campos e o incentivo à divulgação e a popularização da ciência por meio da astronomia.
- Desde o início do governo Rosinha Garotinho, em 2009, temos empreendido um esforço muito grande para mostrar à nossa cidade que a porta de entrada para o interesse da ciência, não só no Brasil como no mundo inteiro, é a astronomia. Para isso, é de suma importância encontros como esses. Com dois anos de trabalho nós recebemos a chancela da Unesco, que muito nos orgulha. Queremos ao final do encontro elaborar uma carta para lutarmos pelo nosso planetário – disse Avelino.
O coordenador do Clube de Astronomia, Marcelo Oliveira, lembrou que o clube está comemorando 15 anos em 2011 e aproveitou para agradecer o apoio da Fundação Oswaldo Lima, da secretária de Educação e do IFF. Após as palavras iniciais foi desfeita a mesa formada pelo presidente da Fundação; o coordenador do Clube de Astronomia; o cosmonauta norte-americano Charlie Duke; o cosmonauta brasileiro Marcos Pontes; os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Oleg Kotov; o cônsul da Rússia, Maxim Vasiliev; o diretor do Planetário de Pequim, Dr. Jin Zhu; e a presidente do Núcleo Interativo de Astronomia de Portugal, Rosa Doran.
Compuseram a mesa, ainda, o especialista mundial em Direito Espacial, Virgiliu Pop; o presidente fundador dos Astrônomos Sem Fronteiras, Mike Simmons; o secretário-geral da confederação Indiana de Astrônomos Amadores, Manoj Pai; o fundador e líder do projeto de jornalismo científico “O Mundo à Noite”, Babak Tafreshi; o Coordenador Astronômico de Divulgação, Enrique Torres; e o professor de Astronomia do Instituto de Professores Artigas, Julio Blanco.
Após ser desfeita a mesa, os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Oleg Kotov deram uma conferência sobre as conquistas espaciais, lembraram dos companheiros que pereceram e destacaram a possibilidade de novas conquista do espaço, como em Marte, por exemplo. Um dado interessante anunciado na conferência foi de que até hoje 517 pessoas estiveram no espaço, sendo 332 norte-americanas e 108 russos. Outros 77 estão distribuídos entre outros países, como o Brasil, que teve um representante no espaço. Durante a conferência dos cosmonautas russos, também foram exibidos dois vídeos, um sobre os 50 anos do vôo de Iury Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço; e outro sobre uma missão mais recente.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/12/2025 09:50:14 Clube da Terceira Idade com vasta programação do “Dezembro Laranja”
- 05/12/2025 09:44:57 Espetáculo “Ecos da Natureza” sábado e domingo no Teatro Municipal Trianon
- 05/12/2025 09:26:49 Seduct e IFF firmam parceria para ampliar acesso a cursos técnicos de nível médio
- 05/12/2025 09:17:55 Campos mantém saldo positivo de empregos no acumulado de 2025
- 05/12/2025 09:06:28 Câncer de próstata: Saúde oferta exames de PSA para a população carcerária 50+
Clube da Terceira Idade com vasta programação do “Dezembro Laranja”
0512 09h44Espetáculo “Ecos da Natureza” sábado e domingo no Teatro Municipal Trianon
0512 09h26Seduct e IFF firmam parceria para ampliar acesso a cursos técnicos de nível médio
0512 09h17Campos mantém saldo positivo de empregos no acumulado de 2025
0512 09h06Câncer de próstata: Saúde oferta exames de PSA para a população carcerária 50+
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
5Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
6GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação





















