24 Maio de 2017
Hoje - Nublado

Fundação sai na frente e dá origem a programas

Com o objetivo de motivar os jovens para o compromisso com a rotina escolar formal, esporte, cultura, oficinas-escola, recreação e reforço escolar, a FMIJ implantou em 1991 a Bolsa Aprendizagem, a qual Mário prefere definir como o embrião do Bolsa Família. Implantado pelo então prefeito Anthony Garotinho, o benefício de meio salário mínimo oferecido aos alunos de Projetos de Profissionalização de Menores serviu de base para a formulação da bolsa federal.

“Em 1992, por mais uma vez, a fundação saiu na frente e implantou o Projeto Desafio com a proposta de erradicar o trabalho infantil. Também complementado pela oferta de uma bolsa aos jovens, o Projeto Desafio foi pioneiro na América do Sul entre as ações adotadas para coibir o trabalho infantil e serviu de base para a criação do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que adotou a bolsa como estratégia para a garantia da permanência da criança na escola”, acrescentou Mário Lopes.

Por: Regina de Oliveira - 21/03/2011 10:15:00