24 Novembro de 2014
Hoje - Chuva
MIN 24º - MAX 28º
Facebook

Notícia no detalhe

Prefeita Rosinha convoca 132 profissionais do PACS

A Prefeita Rosinha Garotinho convocou, nesta terça-feira (15), 132 profissionais aprovados no concurso público municipal realizado em 2008 para preenchimento de cargos no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Ao todo, foram chamados 123 agentes comunitários e 9 enfermeiros. Eles irão atender a 36 localidades distribuídas pelo Município.

 A lista dos classificados no concurso foi publicada nesta terça no Diário Oficial (DO) do município, que pode ser adquirido no pólo da Fundação Municipal da Infância e Juventude, na Praça São Salvador, 21/23, no Centro, ou no site oficial do município www.campos.rj.gov.br.

Os convocados deverão comparecer na Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, no Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura, para entrevista e encaminhamento para exame médico admissional, nos dias e horários estabelecidos no DO até a próxima segunda-feira (21) - portando documento original de identidade e CPF. O secretário de Administração, Fábio Ribeiro, cita que os profissionais que deveriam se apresentar a partir de hoje (15) foram comunicados por telefone e dez deles já compareceram e, quem ainda não se apresentou, ainda pode fazer sem prejuízos até o dia 21.

Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, a reativação dos dois programas vai acontecer de forma gradativa. Ele afirmou que a Prefeita Rosinha vem se empenhando desde 2009 para a reativação do programa e participou de várias reuniões com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil e com o Ministério da Saúde para discutir o assunto.

__ Além disso, desde 2009, algumas estratégias foram criadas pelo município para amenizar a falta do Programa Saúde da Família (PSF), suspenso pela Justiça em 2008, como o Programa Saúde na Escola (PSE), o Programa de Assistência aos Assentamentos, Acampamentos e Quilombolas (PAAQ) e a implantação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) 12h – ressaltou Paulo Hirano.

Justiça - O concurso foi realizado em 2008, mas o resultado encontrava-se acautelado em cartório e perante a Justiça Federal, devido ação do Ministério Público Federal, que alegou uso indevido pela gestão passada dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde, levando o município a ter o programa suspenso no mesmo ano. No entanto, a Prefeitura recomendou à Procuradoria Geral do município que buscasse saída jurídica para a reativação do programa e a posterior convocação dos aprovados.

A homologação do Concurso para a Estratégia Saúde na Família (ESF) – anteriormente denominado Programa Saúde na Família (PSF) – e para o PACS ocorreu em novembro de 2010. Em janeiro de 2011, a Prefeitura chamou os primeiros profissionais concursados para formar as três equipes de ESF, para as localidades de Aldeia, Colégio Agrícola e Pernambuca, totalizando 28 profissionais, que estão concluindo os processos administrativos de admissão.

__ O objetivo dos treinamentos é garantir a qualidade no atendimento aos moradores dos bairros. O PSF será implementado com foco na filosofia da assistência básica da saúde. Trabalharemos com a busca ativa de prevenção de doenças nos territórios, onde cada equipe terá responsabilidade de cuidar preventivamente, e com os serviços de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação de pacientes, com atendimento nos núcleos e nas casas dos pacientes - explicou Hirano.

Por: Kamilla Uhl - 15/03/2011 19:34:00