24 Maio de 2017
Hoje - Nublado

Fundação da Infância e Juventude completa 21 anos na sexta-feira

A sede da Fundação está localizada no bairro da Lapa (Foto: Antônio Leudo)

A Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) completa 21 anos de existência na próxima sexta-feira (18). A partir das 9h, a entidade estará realizando diversas atividades em comemoração ao seu aniversário. Na ocasião, serão distribuídos exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo o presidente, Mário Lopes, a partir deste ano, a Fundação enfrenta um novo desafio, que é a implantação dos cursos de qualificação profissional, respeitando a diversidade cognitiva da clientela. “O que pretendemos é fazer com que o jovem, ao completar 18 anos de vida, tenha adquirido capacitação profissional e que possa sair da Fundação com uma profissão”, disse  o prsidente.

Mário Lopes acrescentou que, hoje, a FMIJ não está presente apenas na sede, mas em alguns bairros e distritos, onde oferece às crianças e adolescentes oportunidade de convivência e aprendizado, com atividades lúdicas no turno em que a criança não esteja na escola. “Mas para participar dos programas, tem que estar matriculado em uma escola da rede pública”, afirmou.

Criação - Mário lembrou que a Fundação foi criada em Campos quatro meses antes da existência do ECA. “Se antecipou à criação do ECA e já oferecia medidas protetivas às crianças, que só viriam a ser reconhecidas pelo ECA meses depois”, contou.

O presidente ressaltou que a instituição teve a iniciativa de criar o primeiro programa de erradicação do trabalho infantil, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Esse programa inspirou o Governo Federal a implantar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)”, lembrou Mário, informando, ainda, que o programa Guarda Mirim inspirou outras prefeituras a implantar programa semelhante.

De acordo com Mário, a FMIJ já foi provedora do programa municipal de creches durante 10 anos, e o programa Goita-Fla trouxe a Campos a alta direção do Unicef para a América do Sul, oportunidade em que foi conferida ao prefeito da época, Anthony Garotinho, o título Prefeito Amigo da Criança.

Programação:

9:00 - Hasteamento de bandeiras com a Banda da FMIJ
9:15 - Pronunciamento das autoridades
9:45 - Lançamento do Estatuto da Criança e do Adolescente - 21 anos da FMIJ
10:00 -Entrega de Homenagens
10:30 - Entrega dos Certificados do Bombeiro Mirim
10:45 - Apresentação Cultural - Adolescentes do Núcleo do Parque Prazeres
11:00 – Coquetel
12:00 - Apresentação Circense
18:00 - Missa em Ação de Graças, no Santuário Nª. Senhora do Perpétuo Socorro (Convento).

Por: Telmo Filho - Foto: Antônio Leudo - 14/03/2011 09:35:00