24 Maio de 2017
Hoje - Nublado
MIN 21º - MAX 26º
Webmail

Notícia no detalhe

Rosinha lança vacina contra Hepatite junto ao Ministro da Saúde

A Prefeita Rosinha Garotinho vai lançar no dia 19 de março a vacina contra Hepatite A no calendário municipal de imunização com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (Foto: Gerson Gomes)

A Prefeita Rosinha Garotinho vai lançar no dia 19 de março a vacina contra Hepatite A no calendário municipal de imunização com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A agenda foi confirmada pelo deputado federal Anthony Garotinho, que foi recebido nesta quinta-feira (3) em audiência pelo ministro Padilha.
   
Com o lançamento desta vacina, a prefeita Rosinha Garotinho dá seqüência ao programa de investimentos municipais na área de imunização. Campos foi a primeira cidade do Brasil a oferecer de graça a vacina Prevenar, que reduziu em 40% a mortalidade infantil, protegendo crianças contra doenças respiratórias como meningite e pneumonia e oferece, também, gratuitamente, a vacina contra o HPV para meninas entre 11 e 15 anos, em proteção contra o vírus que é o maior responsável pelo câncer de colo do útero.
   
A solenidade acontecerá no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) polo 2, na Avenida 28 de Março. Na oportunidade, o ministro deverá anunciar uma série de parcerias que vão beneficiar a saúde de Campos, que foram acertadas na manhã desta quinta-feira (03) com o parlamentar.
   
De acordo com o deputado federal Anthony Garotinho, entre os projetos de parceria que serão anunciados pelo ministro Alexandre Padilha estão a cessão de acelerador linear, aparelho fundamental no tratamento do câncer, a ser instalado no Hospital Álvaro Alvim; e recursos para a ampliação do Hemocentro regional do Hospital Ferreira Machado.
   
Programas - A presença do ministro Alexandre Padilha em Campos servirá também para impulsionar o programa de Saúde da Família (PSF), desativado desde 2008 por decisão judicial. De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, outro assunto que será discutido com o secretário é a ampliação do Programa Saúde na Escola (PSE), hoje ativado em 46 unidades escolares da rede municipal de ensino, além de convênios para o Centro Especializado em Odontologia (CEO).
   
- Com a vinda do Ministro da Saúde a Campos, através da interferência do deputado federal, Anthony Garotinho, temos a esperança de conseguirmos antecipar a aquisição de um novo acelerador linear para o município, apressando a reativação do tratamento de radioterapia. Temos tentado outras fontes de solução para equacionar esta situação. Prova disso é o processo licitatório, aberto no ano passado, para a compra do aparelho. Mas, agora, com o empenho do deputado, acreditamos que obteremos uma resposta mais rápida, garantindo a continuidade da melhoria na assistência ao paciente oncológico e dando a ele qualidade de vida e esperança de dias melhores – disse o secretário.
  
O deputado federal Anthony Garotinho destacou que Campos já é referência em prevenção de doenças, uma vez que é a única cidade do Brasil a aplicar gratuitamente a vacina Prevenar 13. “Essa vacina imuniza contra doenças do aparelho respiratório, inclusive meningite. Além disso, outra medida importante do Governo Rosinha foi a implantação da vacina contra o HPV, que previne contra o câncer de colo de útero”, destacou o parlamentar.

Por: Kamilla Uhl - Foto: Gerson Gomes - 03/03/2011 19:16:00