Oportunidade para universitários serem monitores de Recuperação da Aprendizagem
interessados devem estar matriculados nos cursos de licenciatura nas áreas de Pedagogia, História, Geografia, Ciências da Natureza e/ou Biologia, Matemática e Letras
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está convidando estudantes universitários e/ou pós-graduandos para atuarem como monitores voluntários no Projeto de Recuperação da Aprendizagem, que ocorre com os estudantes de forma virtual. Os interessados devem estar matriculados nos cursos de licenciatura nas áreas de Pedagogia, História, Geografia, Ciências da Natureza e/ou Biologia, Matemática e Letras, com carga horária concluída de 60% ou mais. As normas do Chamamento Público estão disponíveis no Edital nº 003/2021 da Seduct, publicado no
Diário Oficial do município em 08 de março.
Segundo o secretário, professor Marcelo Feres, as inscrições devem ser realizadas no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) - Plataforma Digital da Educação (
aqui) - no seguinte período: 08/03/2021 a 08/06/2021 e 30/06/2021 a 30/09/2021. “Os selecionados serão monitores de aprendizagem de alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino e atuarão de forma online, seguindo as diretrizes da Seduct e a legislação específica sobre estágio”, informou.
De acordo com o subsecretário de Educação, Frederico Rangel, os estudantes poderão utilizar a monitoria para computar a carga horária de estágio curricular obrigatório e/ou atividades complementares de acordo com os projetos pedagógicos de seus respectivos cursos e as orientações de seus professores de Estágio.
“É uma excelente oportunidade para os universitários terem contato com o ensino não presencial de estudantes da rede pública municipal no ensino fundamental, por meio do Projeto de Recuperação de Aprendizagem, que visa apoiar os alunos da nossa rede com reforço escolar adicional, de modo a superarem as dificuldades de aprendizagem decorrentes do afastamento social e da não frequência escolar durante o ano de 2020, devido à pandemia do coronavírus”, explicou o subsecretário.
A diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, explicou que 200 estudantes serão convocados inicialmente por ordem de data de inscrição e licenciatura de formação. No entanto, novos grupos de estudantes inscritos poderão ser convocados para atendimento da ampliação de turmas do projeto.
“Os monitores serão orientados e supervisionados diretamente pela comissão instituída pela Seduct e, ainda, por um professor agente de recuperação da aprendizagem destinado a trabalhar com grupos de até, no máximo, 10 estagiários. As estratégias pedagógicas adotadas no processo de trabalho não presencial serão disponibilizadas no portal da educação e caberá à comissão e aos professores agentes, também, o planejamento e a avaliação relacionados à intervenção pedagógica a ser adotada para cada ano de escolaridade”, explicou Tânia.
LEIA MAIS: