Dando continuidade a programação do Dezembro Vermelho, o Centro de Doenças Infecto Contagiosas (Cdip), através do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, segue com a intensificação de ações para alertar a população sobre a necessidade de prevenção, diagnóstico e adesão ao tratamento do HIV. Nesta terça-feira (3), em virtude do Dia Mundial de Luta contra a AIDS (celebrado anualmente em 1º de dezembro), acontecem atividades em diferentes locais.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência, ocorre diálogo em grupo, oferta de teste rápido de HIV e sífilis, além de aconselhamento sobre os vírus HIV, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Já no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), acontece diálogo em grupo junto aos pacientes em tratamento e seus familiares, junto de testagem rápida e aconselhamento. Simultaneamente, no Mercado Municipal e na Rodoviária Roberto Silveira, profissionais do CTA, em conjunto de acadêmicos da Universidade Estácio de Sá, UFF, IFF, IPE e UENF, seguem realizando panfletagem dialogada, aconselhamento e encaminhamentos para realização de testagem rápida na unidade.
– Importante intensificarmos essas ações e irmos retirando o preconceito que a busca de informação pelas doenças sexualmente transmissíveis cerca. Estamos mostrando a importância de um diagnóstico e auxiliando para isso, principalmente, na oferta de teste rápido, que acontece aqui (Cdip) e nas unidades de saúde. O diagnóstico tardio pode aumentar a letalidade da doença – ressaltou a dentista Aracélie Mayerhoffer, integrante da equipe técnica do Cdip.
Programação - Encerramento do ciclo de palestras nesta quarta (4), às 16h, no Cdip. Adoecimento psíquico do profissional, com dinâmica de relaxamento. Palestrante: Mônica Manhães. Profª yoga: Junnia Maria Knust.
Na quinta (5), às 14h, no CHC do Brasil Helicopter Services: Palestra Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho sobre “Dst/Aids”. Na Escola Municipal Leôncio Pereira Gomes, atividades educativas em grupo, panfletagem e distribuição de preservativos, junto ao Projeto Escola em Ação, de 9h às 16h.
Na próxima quarta-feira (11), 1º Momento do Curso de execução de Teste Rápido, aconselhamento das Ists/Aids para profissionais da Rede de Assistência Básica à Saúde do município, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana, Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos e Hospital dos Plantadores de Cana, no Cdip, de 8h às 19h. Na quinta (12), de 19h às 22h, haverá panfletagem dialogada junto a pessoas em situação de rua. No dia 13, com apoio de profissionais do CentroPop, agendamento de teste rápido.