Notícia no detalhe
Festa de Santo Amaro reúne fé, tradição, cultura e turismo
Fé, tradição, cultura e, agora, turismo, se misturam à Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista, comemorada neste sábado (15) e que reúne milhares de fiéis. Além da programação religiosa, que inclui missas e procissão, a festa, que está completando 268 anos, também conta com a tradicional Cavalhada, uma representação da luta entre mouros e cristãos da Idade Média e show católico com o grupo Rosa de Saron.
Muitos fiéis seguem em peregrinação de Campos até o distrito em agradecimento a uma graça recebida. A peregrinação dos fieis ganhou formato de roteiro turístico, este ano, chamado de “Caminho de Santo Amaro”. No domingo (16), a festa continua e, às 22h, sobe ao palco o cantor Daniel.
A peregrinação consiste em uma caminhada de devotos de Santo Amaro até o distrito, um percurso de fé de 40km, que dura cerca de oito horas, em agradecimento a alguma graça alcançada. Em geral, os fieis seguem até a Sala dos Milagres, onde depositam os ex-votos que, em geral, peças de cera que representam partes do corpo de alguém que recebeu a graça.
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, conta que a festa, a mais antiga manifestação religiosa da Baixada, é promovida desde a construção da primeira capela, em 1733, e sempre foi muito concorrida. “Os fiéis chegavam de todos os lugares da Baixada, em carros de boi, a cavalo e a pé. De Campos, viajavam em carros de boi até o local da festa, até que a linha férrea chegou, em 1873, a São Sebastião, distrito próximo e mais desenvolvido”, conta o pesquisador.
A programação religiosa inclui novenário e ladainhas, até sexta-feira (14), sempre às 18h30, seguido de Santas Missas às 19h.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/07/2025 17:07:29 Títulos de posse das unidades do Novo Horizonte serão entregues no sábado
- 03/07/2025 15:54:55 Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
- 03/07/2025 15:16:11 Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
- 03/07/2025 13:51:49 Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
- 03/07/2025 10:19:28 Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
Títulos de posse das unidades do Novo Horizonte serão entregues no sábado
0307 15h54Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
0307 15h16Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
0307 13h51Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
0307 10h19Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi