Notícia no detalhe
Campos conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial
Pacientes com transtornos mentais contam em Campos, com quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), abertos à população, diariamente, das 8h às 17h. A criação destas unidades, feita pelo Ministério da Saúde, representa um novo modelo de assistência psiquiátrica. “Antes, o paciente ficava só no hospital. Já a política de trabalho do Caps é a de menos hospitalização e também de modo a inserir o paciente na sociedade e na própria família”, explica o coordenador do Programa de Saúde Mental de Campos, José Carlos de Araújo Gomes.
Os Caps são um local de referência de tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário e promotor da vida. Não é preciso ter encaminhamento para ser atendido. Basta que o responsável pelo paciente procure o Caps de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O paciente será acolhido por um técnico que fará a triagem.
Pacientes de zero a 18 anos são atendidos no Caps Dr. João Castelo Branco, que atua em regime intensivo (das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira), semi-intensivo (três vezes por semana, em horários variados, de acordo com a rotina do paciente) e não-intensivo (uma vez por semana). No sistema intensivo há três pacientes em atendimento. Já no semi-intensivo, 55 jovens e, no regime não-intensivo, 15 pacientes. Os assistidos participam de oficinas terapêutica, de beleza, artesanato, atividades de lazer e esporte, além de atendimento médico e psicológico.
Já o Caps Dr. João Batista Araújo atende pessoas com distúrbios neuróticos ou psicóticos graves, de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Atualmente, no regime intensivo há 25 pessoas. Já no semi-intensivo 20 e no não-intensivo, cerca de 110 pacientes. Além de atendimento médico e psicológico, eles participam de oficinas diversas, aulas de música, aprendem a fazer artesanato e ainda participam de atividades de lazer e esporte.
O Caps Dr. Romeu Casarsa se difere dos demais por oferecer assistência diária, 24 horas a pacientes com transtornos mentais graves. Há no momento, 200 pessoas inscritas na unidade. Elas frequentam o centro durante o dia, participam de atividades diversas,como as oferecidas pelos demais Caps e, se apresentarem um quadro de surto ou alteração no comportamento, acabam dormindo na unidade, que oferece quatro leitos.
Álcool e drogas - O Caps Ari Viana presta assistência diária a dependentes químicos (usuários de álcool e drogas) e atende, no momento, cerca de 70 pessoas, sem restrição de idade. Cada paciente é atendido individualmente por médico, psicólogo, assistente social e enfermeiro. O centro também fornece os medicamentos. Os assistidos participam de atividades artísticas e esportivas, oficinas terapêuticas, artesanato e grupos de reflexão.
O Programa de Saúde Mental conta ainda, em Campos, com a Emergência Psiquiátrica (ao lado do PU da Saldanha Marinho) e o Ambulatório Psiquiátrico do Hospital São José (no Hospital São José, em Goitacazes).
CAPS - Dr. João Castelo Branco
Av. Sete de Setembro, 258, Centro
Tel: (22) 2722-0358 ou 2724-1786
CAPS - Dr. Ari Viana
Endereço: Rua José do Patrocínio, 102, Centro
Telefone: (22) 2726-7749
CAPS III Dr. Romeu Casarsa
Rua Primeiro de Maio, 43, Centro
Telefone: (22) 2723-3792
CAPS Dr. João Batista Araújo Gomes
Rua André Luiz, 54, Jardim Carioca (Guarus)
Tel.: 2731-8364
Últimas Notícias adicionadas
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















