Notícia no detalhe
Lei dá gratificação de 100% para auxiliares de segurança
A Prefeita Rosinha Garotinho sancionou na tarde desta quarta-feira (22), a lei que concede gratificação de 100% para os 331 auxiliares de segurança que atuam no serviço de trânsito. A prefeita recebeu os servidores na sede da prefeitura e, ao lado do Procurador do Município, Francisco Martins, além de autoridades dos órgãos de segurança municipal, explicou que a concessão da gratificação foi a alternativa encontrada para o governo corrigir a injustiça que era cometida contra os auxiliares de segurança que, embora realizem as mesmas atividades dos Guardas Civis Municipais, recebiam metade do salário destes. A prefeita explicou que, a partir da sanção da lei, os auxiliares que têm salários de R$ 580,62 passam a receber rendimentos de R$ 1.086,01.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Major Francisco Melo e o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto, foram unânimes em afirmar que, na prática, “o salário dos auxiliares dobra e é uma alternativa legal encontrada para fazer justiça, levando-se em conta que os auxiliares realizam o mesmo trabalho que os guardas civis municipais, pertencem a mesma corporação e usam a mesma farda”. Pascoutto e Francisco Melo destacaram a união do grupo e os investimentos feitos pela prefeita para dar estrutura à Guarda Civil Municipal.
Rosinha Garotinho lamentou que problemas jurídicos tenham impedido a concretização da isonomia entre auxiliares e guardas civis. “Lamento que o mesmo modelo de lei que em Macaé transformou auxiliares de segurança em Guardas Civis, não possa valer em Campos. Há alguns anos, os auxiliares de procurador tiveram um processo similar e a transformação em procuradores foi considerada legal, mas os auxiliares de segurança não puderam”, observou Rosinha, que reconheceu como legítima a luta dos 331 Auxiliares nos últimos cinco anos.
- Eu sei que a luta de vocês dura cinco anos e, quando recebi no ano passado a representação dos auxiliares, percebi que tratava de uma questão de justiça. Pedi empenho à Procuradoria e aos vereadores e este ano a lei da isonomia foi aprovada na Câmara e depois logo sancionei. Mas, infelizmente, alguém, que não defende o interesse coletivo, entrou com uma ação no Ministério Público e resultou num inquérito civil público, que tornou a lei sem efeito. No momento que fiquei ausente da prefeitura, propus a Nelson Nahim (prefeito interino), que buscasse uma alternativa. A gratificação foi a forma encontrada para equiparar os salários, porque os auxiliares realizam as mesmas atividades dos guardas civis, na mesma corporação, que é a Guarda Civil Municipal de Campos - justificou a Prefeita Rosinha Garotinho.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/01/2026 09:01:11 Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
- 31/01/2026 08:42:14 Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
- 31/01/2026 08:17:24 Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
- 31/01/2026 08:12:04 Lagamar se rendeu ao ritmo do reggae na noite desta sexta-feira
- 30/01/2026 19:07:25 Assistência Social reformula a rede com novos equipamentos e modernidade
Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
3101 08h17Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
3101 08h42Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
3101 08h12Lagamar se rendeu ao ritmo do reggae na noite desta sexta-feira
3001 19h07Assistência Social reformula a rede com novos equipamentos e modernidade
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
5293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada
6Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação






















