Notícia no detalhe
Meio Ambiente promove a conscientização ambiental
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem desenvolvendo três projetos visando a conscientização ambiental da população em diferentes aspectos. O Projeto Orla, que identifica as irregularidades e problemas ambientais da orla de Farol de São Tomé; o Agenda 21, que é o processo de planejamento integrado e participativo de políticas públicas; e o Carbono Zero, que visa a redução a zero no balanço da emissão de carbono através da medição pelos veículos a serviço da prefeitura.
Segundo o secretário, Humberto Nobre, o Projeto Orla é uma ação inovadora no âmbito do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio ambiente, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental e pela Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “O projeto busca implementar uma política nacional que harmonize e articule as práticas patrimoniais e ambientais com o planejamento de uso e ocupação desse espaço que constitui a sustentação natural e econômica da Zona Costeira”, informa o secretário.
A finalidade do Projeto Orla é identificar as irregularidades e problemas ambientais da orla de Farol de São Tomé, analisando os usos dos espaços das áreas da União (terrenos e acrescidos de marinha), de forma a elaborar um Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla. A União, aprovando o PGI, passa ao município a gestão da orla para que o mesmo desenvolva os projetos, permitindo usos de acordo com a legislação patrimonial e ambiental.
Agenda 21 - Agenda 21 é o processo e planejamento integrado e participativo de políticas públicas e, não, uma ação ou um projeto específico. A Agenda 21 envolve toda a sociedade civil e governos na análise dos problemas ambientais, sociais, culturais, político-institucionais e econômico com objetivo de mobilizar esforços para propor soluções que reflitam os anseios e necessidades locais por meio de projetos e ações a serem implementados em curto, médio e longo prazos.
Carbono Zero - O projeto visa a redução a zero no balanço da emissão de carbono, através da medição pelos veículos a serviço da prefeitura e a consequente confecção de mudas de árvores nativas nos ambientes naturais e floríferas e frutíferas nos ambientes urbanos e a conscientização dos servidores públicos bem como da população usuária dos serviços prestados pela municipalidade sobre a finitude dos recursos ambientais, na necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente mais amigáveis, com a contínua redução dos padrões de poluição e adoção de mecanismos de compensação ambiental.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/02/2026 15:01:15 GCM reforça a orientação a motoristas nas proximidades de áreas escolares
- 04/02/2026 12:57:53 Codemca avança com obras no Terminal 1 e banheiros da rodoviária Shopping Estrada
- 04/02/2026 12:44:58 Roda de conversa promove cuidado emocional e reconhecimento à enfermagem no HFM
- 04/02/2026 11:38:09 Prazo para pagamento da taxa de inscrição do concurso da Educação até esta quarta
- 04/02/2026 11:09:40 Obras na área de acesso do Parque Ecológico avançam em Campos
GCM reforça a orientação a motoristas nas proximidades de áreas escolares
0402 12h57Codemca avança com obras no Terminal 1 e banheiros da rodoviária Shopping Estrada
0402 12h44Roda de conversa promove cuidado emocional e reconhecimento à enfermagem no HFM
0402 11h38Prazo para pagamento da taxa de inscrição do concurso da Educação até esta quarta
0402 11h09Obras na área de acesso do Parque Ecológico avançam em Campos
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
5Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
6293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada






















