30 Setembro de 2014
Hoje - Nublado com Pancadas a Tarde

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência nesta sexta-feira

A secretaria de Família e Assistência Social realiza ação na Praça São Salvador, nesta sexta-feira (03), para marcar, em Campos, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Várias secretarias integram a ação que, das 9h às 16h, divulgará as medidas de acessibilidade e inclusão promovidas pela prefeitura, além de projetos como o Programa da Prestação Continuada (BPC), Programa da Política Nacional de Assistência Social, que garante um salário mínimo mensal a pessoas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, que tem renda familiar per capita inferior a ¼ do salário mínimo e não recebe benefícios previdenciários.

Conforme a técnica da secretaria de Família e Assistência Social responsável pelo BPC, Simone Mussi, o objetivo da ação é divulgar os direitos das pessoas que podem ser incluídas no BPC e orientar pais e responsáveis quanto ao BPC na Escola, programa voltado para a educação, que visa garantir o acesso e permanência na escola, de crianças e adolescentes com deficiência e idades entre 0 e 18 anos, de famílias beneficiadas pelo BPC.

O secretário Henrique Oliveira destaca que o Ministério do Desenvolvimento Social incluiu Campos no Catálogo das Experiências Municipais do Programa BPC na Escola (a ser publicado), como um dos 20 municípios brasileiros que melhor desenvolveram estratégia para promoção da educação inclusiva, acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência.

- A secretaria de Família e Assistência Social trabalha a inclusão de pessoas no BPC, com a inclusão de pessoas sendo feita, regularmente, através de técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). No módulo BPC na Escola, o trabalho é feito intersetorialmente, com as secretarias de Saúde e Educação. Ainda assim, percebemos que muitas pessoas não conhecem o programa, daí realizar esta ação, que contará com a participação de outros órgãos, como as secretarias de Justiça e Assistência Judiciária; Trabalho e Renda; Obras e Urbanismo; Fundações Cultural e de Esportes”, explicou o secretário.

Além das secretarias, Ongs, instituições e entidades assistenciais participarão da ação na Praça São Salvador. Veja abaixo a programação de acordo com as tendas que serão montadas no local:

Tenda 1 – Secretaria de Família e Assistência Social:
- BPC e BPC na Escola: Atendimento, orientação para inclusão no programa, distribuição de folders;
- Cras – Orientação ao benefício;
- Creas – Atendimento relacionado a denúncias de violação de direitos de pessoas com deficiência.
- Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – atendimento ao público

Tenda 2 – Secretaria de Justiça e Assistência Judiciária e Cidac:
- Atendimento jurídico voltado para pessoas com deficiência;
- Inclusão digital.

Tenda 3 – Fundação Municipal de Esportes, Ong Esporte sem Fronteiras, Secretaria de Saúde, Caop:
- Apresentação de modalidades esportivas;
- Apresentação de jogos dos cadeirantes;
- Apresentação dos programas da Saúde e orientação aos usuários.

Tenda 4 – Secretarias de Trabalho e Renda e de Obras e Urbanismo:
- Orientação ao mercado de trabalho, vagas;
- Apresentação do modelo da Cartilha de Acessibilidade;
- Apresentação dos projetos de obras públicas;
- Exposição de peças que visam à acessibilidade;
- Painel com legislação vigente;
- Ouvidoria.

Tenda 5 – Secretaria de Educação, Programa Saúde na Escola:
- Agendamento BPC na Escola, distribuição de folders e divulgação dos serviços;
- Unidade móvel de exames de acuidade visual, auditiva e odontologia.

Tenda 6: Entidades assistenciais:
– Apoe – Apresentação do Coral da Apoe às 9h e apresentação das empresas que reservam vagas para pessoas com deficiência;
- São José Operário – Exposição de artesanato e de plantas do jardim sensorial e, às 10h30, apresentação do grupo vocal “Raio de Sol” (canções natalinas);
- Apae – Exposição de materiais das oficinas pedagógicas, artesanato e apresentação de canto com Sara e Geisa às 13h.

Tenda 7 - Instituições:
- IFF – Apresentação dos serviços oferecidos no instituto;
- Anfludef – Atendimento e orientações;
- Conselho da Criança – atendimento

Tenda 8 – Fundação Municipal Teatro Trianon e grupos diversos:
- Apresentações diversas durante o dia;
- Apresentação de Dança de Salão com Beth e Franklin, às 11h;
- Apresentação teatral “Portadores da Alegria”, às 15h.

Por: Verônica Nascimento - 02/12/2010 11:40:00