A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, a Secretaria Municipal de Saúde e o Movimento Negro Republicano (Moner) vão promover nesta quinta-feira (25) o Seminário “A saúde da população negra”, das 9h às 12h, no Auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC).
Foram convidados para o evento, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Governo do Estado do Rio e de entidades civis que desenvolvem trabalho para o público afro-descendente. Também estarão na plateia, especialistas que lidam com doenças típicas da população negra.
Segundo o superintendente de Saúde Coletiva do município, Charbell Kury, esta é mais uma etapa para a implementação de políticas de saúde para a população negra. Uma delas já acontece com sucesso em Campos. Trata-se do Programa de Atendimento aos Assentamentos e Quilombolas (Paaq), que leva assistência aos moradores dessas comunidades.
– Vamos mostrar o trabalho feito pelo Paaq e, também, discutir outras formas de ações e políticas de atenção às pessoas negras, como, por exemplo, a reativação do Programa de Anemia Falciforme, já que Campos apresenta um dos índices mais altos dessa doença no Estado – comentou, salientando que o Ministério da Saúde institui através da portaria nº 992/2009, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Veja aqui a programação:
9h – abertura
Jorge Luiz dos Santos - Presidente da Fundação Municipal Zumbi
Paulo Roberto Hirano – Secretário Municipal de Saúde
Paulo Ivo - Coordenador do Programa Estadual de Atenção Integral a pessoas com doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias
Nayt Junior – Presidente do Movimento Negro Republicano
10h
Apresentação do Programa de Atendimento aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ) Palestrante: Charbell M. Kury – Superintendente de Saúde Coletiva SMS / Campos
10:40h
coffee break
11h
Importância do rastreamento de doença falciforme na População de Campos dos Goytacazes
Palestrante: Kátia Machad
12h
Debate e encerramento
Postado por: Álvaro Sardinha - 24/11/2010 17:41:00