O Festival Doces Palavras (FDP!) foi o palco da final do XIX FestCampos de Poesia Falada nesta sexta-feira (22), na Praça Barão do Rio Branco. Foram escolhidos os três poemas vencedores e os três melhores intérpretes. Entre os poemas, o primeiro lugar ficou com "Hospício", de Geraldo Evangelista. Declamando o mesmo poema, a atriz Aline Reis levou o prêmio de melhor intérprete.
- É uma satisfação muito grande participar de um evento desse porte na região. Isso valoriza a cultura em todas as cidades - disse Geraldo Evangelista.
No total, foram 207 inscritos de diversas cidades do país, como Belo Horizonte (MG), Brasília, Tremembé (SP) e outras. Vinte poemas foram selecionados para a final. "É um momento de muita alegria por cumprir uma tarefa tão importante, que é reviver esse antigos festivais. E nessa edição tivemos a oportunidade de ter o concurso dentro do FDP!", disse Cristina Lima, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Antes da final, o FestCampos contou com uma oficina de interpretação poética, ministrada no Trianon, no último dia 19. Os jurados foram Arthur Gomes, idealizador do festival; Carol Poesia; e o poeta Ronaldo Junior.
Contos - Na mesma noite, também foram anunciados os vencedores do XXVII Concurso de Contos José Cândido de Carvalho. No total, foram 146 inscritos.
Confira os vencedores do XIX FestCampos:
Poesia
1º lugar - Hospício
Autor: Geraldo Evangelista (São Fidélis)
2º lugar: Doroty Dolores
Autor: Filipe Codeço (Rio de Janeiro)
3º lugar: Há homens que deixam que seu corpo seja guiado pela alma
Autor: Alan Rezende (Laje do Muriaé)
Interpretação
1º lugar: Aline Reis
Poema: Hospício
2º lugar: Welton Martins
Poema: Doroty Dolores
3º lugar: Gabriel Soares
Poema: Há homens que deixam que seu corpo seja guiado pela alma
Vencedores do XXVII Concurso de Contos José Cândido de Carvalho
1º lugar: Três Apitos
Autor: Henriette Effenberger
2º lugar: Nanook
Autor: José Eduardo Mendonça Filho
3º lugar: Toada para recolher rastros do céu
Autor: Éder Rodrigues
4º lugar: Feliz Aniversário
Autor: Renata Fonseca Wolff