23 Junho de 2017
Hoje - Instável

Educação cria Escola de Prática Artística para estudantes da rede

Estudantes da rede municipal de ensino agora terão oportunidade de desenvolver suas habilidades nas áreas das artes cênicas, visuais e musicais. O departamento de Animação Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) desenvolveu o projeto “Epa!”, Escola de Prática Artística, uma parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

O curso funcionará como um pré-técnico em artes, com o ensino de prática e teoria de cada vertente artística. O projeto tem o objetivo de capacitar os alunos profissionalmente, preparando para apresentações culturais e atuações em programas artísticos municipais.

O “Epa!” terá três anos de duração e será dividido nos módulos: teatro, dança, música e artes visuais. Inicialmente, serão contemplados 80 alunos, de 7 a 16 anos. Os estudantes serão pré-selecionados nas escolas, a partir do próximo dia 10 de julho, para uma audição no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Os aprovados nesta etapa começarão as aulas em 14 de agosto. O curso será oferecido no próprio teatro, em dois turnos.

Segundo Manuela Félix, diretora de Animação Cultural da Smece, este é um projeto piloto. A ideia é ampliar e criar cursos técnicos de artes para os alunos da rede. “Este projeto é um avanço na formação técnica artística dos nossos alunos, que terão a oportunidade de revelar e lapidar os talentos que possuem. As aulas darão a eles ferramentas para desenvolverem suas vocações e, quem sabe, até seguirem profissionalmente na área”, acredita.

Todos os professores do projeto já são servidores da Smece e possuem especialização em artes. Para Luana Dias, coordenadora do projeto e animadora cultural do município há 20 anos, conseguir tornar o “Epa!” realidade é uma vitória para os alunos e profissionais da área.

— Criamos o projeto em 2015, mas não houve incentivo. Para nós, profissionais da animação cultural e instrutores de artes e ofícios, é uma forma de valorização do nosso esforço em nos especializarmos. Poderemos colocar em prática tudo aquilo que pesquisamos e estudamos. Já os alunos, além de despertarem artisticamente, terão a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico e criativo através da base recebida — analisa Luana.

Por: Renata Lourenço - Foto: Supcom - 19/06/2017 09:29:04