23 Junho de 2017
Hoje - Instável
MIN 19º - MAX 27º
Webmail

Notícia no detalhe

Codemca orienta a população sobre trâmite para sepultamentos

Para não causar transtornos à população em um momento tão delicado, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) orienta sobre as formas de realizar sepultamentos nos cemitérios públicos municipais. Segundo o diretor de Cemitérios Públicos, Jorgiele de Oliveira, as pessoas apresentam muitas dúvidas com relação ao assunto e acreditam que todos os trâmites devem ser feitos nos cemitérios. 

O diretor informa que o serviço de orientação de enterros, liberação de obras e perpetuação de sepulturas funciona na sede da Codemca de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados há plantões de 8h às 17h no Cemitério do Caju, onde também são atendidas as demandas dos cemitérios rurais.
 
— As pessoas têm dúvidas de como e onde agir toda a documentação em caso de morte em dias de semana e principalmente nos finais de semana, a documentação necessária e as taxas a serem pagas para o sepultamento — conta Jorgiele de Oliveira.

Os documentos necessários para a realização do sepultamento são certificado ou recibo da sepultura, boletos de perpetuação pagos, comprovante do recadastramento e a certidão de óbito. Antes de qualquer procedimento, a pessoa deve identificar a sepultura no cemitério junto aos coveiros, com três horas de antecedência do enterro e depois registrar o óbito em cartório.

Outros documentos necessários são: identidade, CPF, comprovante de residência, autorização para sepultamento emitida pela Codemca e comprovante de pagamento da taxa de sepultamento também emitido pelo órgão.

— Temos no município 24 cemitérios públicos, estando 23 deles localizados fora da área central da cidade. No total são 60 mil covas, sendo 30 mil somente no Cemitério do Caju. Estamos tentando esclarecer a população porque sabemos que este é um momento de dor para toda a família e também porque ficaram muitas pendências de documentação de anos anteriores. Infelizmente quando há pendência não podemos liberar o sepultamento — conclui o diretor de Cemitérios Públicos.

As pessoas que tiverem dúvidas sobre o assunto podem procurar a Codemca, localizada nos altos do Shopping Estrada, de 8h às 17h. 

Por: Daniela Nascimento - Foto: Rafael Peixoto - 17/06/2017 14:59:48