23 Junho de 2017
Hoje - Instável

Depois do Teatro de Bolso, prefeitura vai reabrir Parque Alberto Sampaio

Depois de cerca de 10 anos, o Parque Alberto Sampaio vai voltar a sediar um evento. O espaço será o novo local da 1ª Feira dos Povos de Campos que acontecerá em 1º de julho, de 9h às 19h, com a proposta de integrar diferentes povos, através da cultura de cada um. A decisão pela mudança — antes o evento seria realizado no Jardim São Benedito — foi tomada nesta terça-feira (6), durante visita técnica realizada por representantes das superintendências de Igualdade Racial (Supir); Entretenimento e Lazer; Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e Departamento de Turismo. Este será o segundo equipamento cultural reaberto na administração do Prefeito Rafael Diniz, depois do Teatro de Bolso

As inscrições para os interessados em participar da Feira, que terminariam na segunda-feira (5), foram prorrogadas até sexta-feira (9). Para se inscrever, basta entrar em contato com a superintendência da Igualdade Racial, através do telefone (22) 98126-4511 ou ir à sede da Igualdade Racial — localizada na Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, Centro, das 9h às 17h.

A superintendente, Lúcia Talabi, falou sobre a importância do evento.  “A superintendência tem um recorte étnico racial e o evento, neste espaço, tem uma grande importância porque todos passam por aqui. É o local central, que possui espaço e logística para receber o público. Esse evento tem forte a questão da identidade cultural”, explicou a superintendente de Igualdade Racial, Lúcia Talabi.

Entre os inscritos, estão colombianos, venezuelanos, argentinos, colônia libanesa, entre outros, como as comunidades quilombolas, que vão trazer as influências do negro para o país. “Estamos em fase de seleção. Cada participante vai trazer a sua cultura para mostrar. Alguns vão trazer músicas e danças típicas e outros as comidas típicas. Também vamos mostrar a nossa cultura, através do carnaval”, explica o diretor de eventos da Supir, Ricardo Silva.

Para o superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes, será uma integração de povos, através de uma ação conjunta de várias secretarias e superintendências.

“Incentivando a realização de eventos públicos abertos aqui, também estaremos fazendo um importante resgate ao recolocar em funcionamento como uma nova opção para eventos que é o Parque Alberto Sampaio, inaugurado no final da década de 1980 pelo então prefeito Zezé Barbosa. O último evento que teve aqui foi há pelo menos 10 anos”, informa Fabiano.

A partir da visita, os responsáveis iniciam as providências para montagem da estrutura; autorizações e logística. Também estavam na visita técnica o superintendente adjunto de Igualdade Racial, Rogério Siqueira; diretora de Pesquisas da Supir, Simone Pedro; o chefe de gabinete da Codemca, Ézio Tavares; e o responsável pela tecnologia da Informação, Diego Corrêa.

Júnior Botelho, permissionário do Shopping Popular Michel Haddad, que tem o espaço provisório localizado também no parque, aprovou a iniciativa. Para ele, levar eventos para o parque, poderá incrementar as vendas no espaço. "Eu fico satisfeito porque, na minha opinião, tenho que explorar mais essa praça", disse.

Por: Liliane Barreto - Foto: Silvana Rust - 06/06/2017 19:36:05