28 Junho de 2017
Amanhã - Predominio de Sol

Sociedade Civil e Poder Público unidos por uma Campos mais verde

Nesta sexta-feira (19), foi estabelecida uma parceria histórica entre a sociedade civil e a secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) para o plantio de espécies nativas em vários pontos da cidade. Formado há três meses, o coletivo Arborizando Campos realizou o plantio de duas espécies de árvores da Mata Atlântica — a Palmeira Juçara e o Biribá — no Horto Municipal como forma de simbolizar a união por uma Campos mais verde.

— É a cidade cuidando da cidade. Eu vejo essa iniciativa como um marco histórico para a nossa cidade porque não é muito comum esse tipo de mobilização na nossa região. Essa percepção que esse grupo teve de que deveria ajudar o poder público a arborizar bem a cidade, ocupar os espaços da forma adequada, colocando mais árvores no Horto Municipal, nosso ponto de partida, e em outras áreas da cidade. Nós da secretaria de Desenvolvimento Ambiental  vemos esta iniciativa como um resgate de algo que, na prática, nunca aconteceu, apesar de muitas pessoas torcerem para que acontecesse. A sociedade civil está junto ao poder público para garantir uma cidade mais humanizada e uma população mais feliz — afirma o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu.

Segundo o criador do coletivo “Arborizando Campos”, o comerciante Aland Ferreira, é o inicio de uma parceria com a prefeitura para a melhoria da cidade. Ele explica que o grupo foi formado há três meses e conta com cerca de 30 pessoas, todos desempenhando funções diversas, pois nenhum integrante possui formação na área ambiental.

— Tudo começou com uma postagem de uma foto de uma rua repleta de árvores em uma rede social com a seguinte pergunta: Vocês gostariam que a nossa cidade fosse assim? A postagem repercutiu muito bem e atraiu 300 seguidores, dando inicio às nossas atividades. Nem tudo é obrigação do poder público, por isso estamos unidos como cidadãos para que nossos filhos e netos tenham a oportunidade de viver numa cidade melhor, com mais árvores e com uma qualidade de vida – explicou Aland Ferreira.

Por: Rafael Vargas - Foto: Valmir Oliveira - 19/05/2017 18:59:29