28 Junho de 2017
Amanhã - Predominio de Sol

Rafael Diniz e reitor da Uenf assinam, através da Educação, convênio em várias áreas de atuação

O prefeito Rafael Diniz e o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Luis Passoni, assinaram na manhã desta terça-feira (9) um convênio abrangendo várias áreas de atuação. O termo, firmado na própria universidade, foi realizado através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e engloba estágio, capacitação, compartilhamento de espaços e pesquisas.

De acordo com o prefeito, a universidade e o município passam por um momento de dificuldade financeira e um dos caminhos para superar a crise é a união. “Esta é a primeira de muitas parcerias e não será só mais um papel assinado, vamos fazer acontecer. Estamos buscando conhecimentos que existem na Uenf para aplicamos na nossa cidade. Queremos investir na Uenf para que este retorno venha para o município. Esta universidade é um patrimônio nosso e também é responsabilidade da prefeitura mantê-la viva”, salientou Diniz.

Passoni destacou a importância do momento e a certeza de que é o começo de uma parceria frutífera “É a oficialização de uma série de conversas que temos feito nesses últimos meses. A universidade tem muito a oferecer ao município e a prefeitura pode contribuir muito conosco. Todos saem ganhando”, pontuou.

Para o secretário de Educação, Brand Arenari, que é ex-aluno da Uenf, a parceria agrega muito aos projetos do município. “Hoje começa a concretizar a proposta do prefeito, no que se refere à integração com a universidade. Vamos caminhar juntos e utilizar toda riqueza e conhecimento acadêmico da Uenf”, afirmou Arenari.

Nesta terça-feira, professores de educação física da rede municipal já foram enviados para Uenf, onde utilizarão a estrutura física da universidade para dar aulas à comunidade. As escolas da rede também vão poder usar as quadras. A parceria na área da educação inclui ainda estágios, capacitação de professores e consultoria de um corpo de cientistas políticos para o processo eleitoral a ser realizado nas escolas.

Segundo a superintendente de Igualdade Racial, Lucia Talabi, a parceria ajuda a estreitar laços. “A Uenf é uma casa de produção de ciência. Ter este conhecimento ao nosso lado e disponibilizado para comunidade em várias frentes é maravilhoso”, ressaltou.

Por: Renata Lourenço - Foto: Rafael Peixoto - 09/05/2017 10:12:04