Notícia no detalhe
Agricultura: consumidores e agricultores de Campos e região opinam sobre Feira
Agricultores dos Assentamentos de Campos, Quissamã, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e outros municípios do Norte do Estado do Rio de Janeiro estão movimentando a Praça do Liceu de Humanidades de Campos. Alimentos naturais, arte e cultura estão na praça. No local, desde sexta-feira (09) até este sábado (11) acontece a Primeira Feira da Agricultura Familiar do Programa Territórios da Cidadania Norte. A relação de compra, venda e integração social entre o homem do campo e a clientela da cidade gera comentários de satisfação.
Das frutas e legumes dos assentamentos e do acampamento Luis Maranhão, de Campos, ao mel silvestre e doces caseiros do Assentamento São Benedito, de São Fidélis; temperos, papa de milho e doces em compotas do Assentamento São Domingos, de Quissamã e, ainda, linguiça de peixe, quibe de peixe e outros processados de outros municípios, todos agradam em cheio pelo paladar, qualidade e pelos resultados, tanto na relação de consumo, como na relação social.
O evento tem ampla programação cultural, com dança e música e, paralelamente, ocorre a Feira de Artesanato, que reúne artesãos do Programa Feira Mãos de Campos; do Programa Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Humanos e Social; do Idannf (Instituto de Desenvolvimento Afro do Norte e Noroeste Fluminense); e do Amunf (Associação de Mulheres do Norte e Noroeste Fluminense), que integra o Projeto de Pesquisa da Uenf.
- O evento contempla agricultores de Campos e municípios da região. Uma atenção merecida para comunidades quilombolas e assentados. Já percebemos que uma edição a cada semestre é um intervalo longo demais, conforme alegam, tanto agricultores como o público. Por isso vamos verificar com os demais órgãos envolvidos na realização do evento para reduzir o intervalo de realização da Feira - relatou Rita Souto, gerente do Programa Economia Solidária.
Depoimentos – “Trouxe uma quantidade grande de produtos e, menos de duas horas e meia, vendi mais do que pensei que fosse vender nos dois dias. Em duas horas e vinte minutos vendi 20 quilos de linguiça de camarão e continuo vendendo bem os outros produtos de peixes. Quero voltar sempre que tiver essa feira em Campos”, declarou Fernanda Passos Araújo, de Atafona, São João da Barra.
“A Feira da Agricultura Familiar é válida por vários motivos. Por isso estou sempre prestigiando eventos dessa natureza, como a Feira da Roça, que é realizada nos bairros de Campos. A gente se alimenta melhor, por um preço justo e prestigia os agricultores familiares, que conseguem comercializar de uma só vez um volume maior, além de promover a integração social”, opinou a promotora social e artesã, Denise Parreira Meireles.
“Viemos do Quilombo São Benedito, de São Fidélis. Trouxemos mel puro, mariolas, cocada de pouco açúcar e própolis puro. É a primeira vez numa Feira em Campos e está valendo a pena. Toda vez que tiver outra vez, estaremos aqui”, declarou o ancião quilombola, Carlos Alberto Lino da Silva, agricultor e apicultor.
“Trouxemos doces em compotas de mamão, de carambola, laranja, banana e abóbora. Estamos muito satisfeitos com o movimento e com certeza vamos voltar aqui outra vez”, declarou o assentado Benedito Monteiro de Oliveira, também de São Fidélis.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/12/2025 20:20:00 Havan retoma plano de expansão com construção de megaloja em Campos
- 01/12/2025 19:11:59 FMIJ promove capacitação para Educadores Sociais e Auxiliares
- 01/12/2025 18:47:19 Prazo para remanejamento interno de professores e pedagogos até 7 dezembro
- 01/12/2025 18:27:42 Reunião online orienta sobre uso e destinação de obras didáticas para gestores
- 01/12/2025 18:04:57 Música e informação marcam o início da programação pelo “Dezembro Vermelho”
Havan retoma plano de expansão com construção de megaloja em Campos
0112 19h11FMIJ promove capacitação para Educadores Sociais e Auxiliares
0112 18h47Prazo para remanejamento interno de professores e pedagogos até 7 dezembro
0112 18h27Reunião online orienta sobre uso e destinação de obras didáticas para gestores
0112 18h04Música e informação marcam o início da programação pelo “Dezembro Vermelho”
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















