Notícia no detalhe
Exposição sobre Projeto Tamar no Museu Histórico atrai público
O Museu Histórico de Campos, instalado na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, está com a exposição sobre o Projeto Tamar, com entrada gratuita, até o dia 27 de fevereiro. A exposição pode ser apreciada de terça à sexta-feira, das 10h às 17h e, nesta temporada de verão, aos sábados das 9h às 14h.
A exposição conta com as várias espécies da região do Farol de São Tomé. Os ninhos são feitos pelos biólogos com orientações e as tartarugas expostas são de acrílico, algumas delas com ossos de verdade, além de cascos também naturais. São amostras de filhotes da espécie caretta-caretta conservados, entre outras.
- A idéia do Projeto Tamar no Museu de Campos foi uma iniciativa dos biólogos, que sabem que aqui temos espaço para exposição temporária. A gente achou que seria muito pertinente colocar no calendário do Museu nesta temporada de verão, como forma de conscientizar os visitantes de como preservar o meio ambiente e a tartaruga marinha – disse a diretora do Museu, Graziela Escocard.
Laís de Araújo Lesqueves, 28 anos, que daqui a quatro meses se tornará bióloga, gostou da exposição. “Sou apaixonada por animais e tenho um interesse pelas tartarugas. Trouxe meus filhos, minha mãe e meu irmão para conhecerem o Museu e, além disso, visitar essa área apaixonante que é o mundo das tartarugas – afirmou.
Os filhos de Laís, Maria Eduarda, 7 anos, e Samuel, 5 anos, ficaram empolgados. “Eu já vi uma tartaruga, achei linda. Quando eu crescer, quero ter uma tartaruga – conta Maria Eduarda.
Segundo Graziela, a procura tem sido grande. “Todos os visitantes relatam que não sabiam que tínhamos informações aqui sobre as tartarugas marinhas e, ainda, qual a melhor forma de preservá-las. Uma sacola plástica na beira do mar, por exemplo, pode prejudicar a tartaruga sair do mar para colocar os ovos na areia”, finaliza.
Cleveraldo Felipe Fiuza, 40 anos, levou até a filha para conhecer a exposição. “Já tive várias experiências com tartarugas, acho as espécies lindas, vim conhecer a exposição e ter noção da história de perto. Trouxe minha filha de 7 anos e ela ficou encantada”, acrescenta.
Cuidados – Na areia, se a tartaruga estiver se mexendo, solte-a. Se ela estiver mole ou aparentemente morta, você pode salvá-la colocando-a na sombra com a cabeça mais baixa que o resto do corpo e, se possível, coloque um pano úmido sobre o casco. No entanto, a tartaruga pode demorar muitas horas para se recuperar. Quando ela estiver se mexendo, libere-a ao mar.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/10/2025 09:55:08 Campos amplia a coleta seletiva e fortalece trabalho das cooperativas
- 01/10/2025 09:23:12 Prefeitura promove mesa redonda com o tema “Acolher é Prevenir”
- 01/10/2025 09:16:29 Cartão Goitacá: Saldo do mês de outubro é depositado nesta quarta-feira
- 01/10/2025 08:06:48 Educação e TEC dão boas-vindas aos novos bolsistas do Programa Startup Campos
- 01/10/2025 07:36:55 Guarda realiza mais uma edição do Projeto “A criança pede”, em Dores de Macabu
Campos amplia a coleta seletiva e fortalece trabalho das cooperativas
0110 09h23Prefeitura promove mesa redonda com o tema “Acolher é Prevenir”
0110 09h16Cartão Goitacá: Saldo do mês de outubro é depositado nesta quarta-feira
0110 08h06Educação e TEC dão boas-vindas aos novos bolsistas do Programa Startup Campos
0110 07h36Guarda realiza mais uma edição do Projeto “A criança pede”, em Dores de Macabu
Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
4CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
5Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município
6Desfile de 7 de setembro leva mudança climática ao centro das comemorações