Notícia no detalhe
Avanço do mar leva Defesa Civil a interditar estrada entre Farol e Açu
O avanço rápido do mar no litoral de Campos e São João da Barra resultou na erosão em trecho da estrada litorânea entre o Xexé e Maria da Rosa, no Cabo de São Tomé. Devido à destruição de trecho da estrada, na curva situada nas proximidades da Ponte sobre o Rio Açu, em Maria Rosa, a Defesa Civil de Campos interditou a estrada na tarde desta terça-feira (06) para evitar acidente, com queda de veículos dentro do mar. Autoridades das áreas operacionais da Prefeitura de Campos, e técnicos do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) foram acionados. Motoristas que estiverem no Farol, com destino ao Porto do Açu, tem como caminho alternativo a RJ-216, entrando em Baixa Grande, na rodovia municipal, que liga o distrito à localidade de Capela de São Pedro, onde tem acesso novamente à estrada litorânea.
Veículos traçados (com tração 4 X 4) da Defesa Civil e do INEA retiraram veículos que se arriscaram na travessia sobre o elevado banco de areia na estrada e ficaram com as rodas presas. No final de segunda-feira (05), devido ao comprometimento do leito da estrada, desestruturado pelas águas do mar, os secretários da Defesa Civil, Henrique Oliveira, e de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto, acordaram em utilizar uma máquina nesta terça-feira pela manhã, para amontoar areia na estrada, próximo da ponte.
- Essa medida visa impedir que motoristas tentem ultrapassar o ponto de bloqueio e sejam vítimas de acidente por imprudência, tendo em vista o iminente risco de desabamento -, descreve o major Pessanha, subsecretário da Defesa Civil, em Campos, que esteve com equipe do órgão e técnicos do Inea. Ele informou que venta muito no local e os trabalhos com a máquina na tarde e noite desta segunda-feira implicaria em risco para motoristas de caminhões bem como para o operador da máquina pá mecânica.
O secretário de Defesa Civil afirma que já estão sendo adotadas medidas emergenciais e, em seguida, será discutida a situação com a comunidade acadêmica, tendo em vista que, neste momento, não existe alternativa para frear o avanço do mar. “A solução nos remete à construção de enrocamento (formado por fragmentos de rocha compactados em camadas de rochas) na orla daquele trecho, mas essa alternativa é algo de elevada complexidade técnica. Há necessidade de estudo hidrológico, ações que não são de competência dos municípios, porque ali, na orla, decisões dessa natureza competem à Marinha do Brasil e ao Ibama”, detalha o secretário Henrique Oliveira.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/12/2025 19:34:24 Ambulantes começam a se cadastrar para atuação no verão 2026 de Farol
- 03/12/2025 18:21:30 Prefeito inaugura ambulatório e anuncia emergência em saúde mental no HGG
- 03/12/2025 18:05:12 Campos adere à Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades
- 03/12/2025 16:28:29 Provas do CAEd para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- 03/12/2025 16:13:02 Campanha para eleição de gestores escolares termina nesta quarta-feira
Ambulantes começam a se cadastrar para atuação no verão 2026 de Farol
0312 18h21Prefeito inaugura ambulatório e anuncia emergência em saúde mental no HGG
0312 18h05Campos adere à Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades
0312 16h28Provas do CAEd para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
0312 16h13Campanha para eleição de gestores escolares termina nesta quarta-feira
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
5Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
6GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação




















