21 Outubro de 2014
Hoje - Chuvas Isoladas

Prefeito vai inaugurar Cras de Travessão e do Parque Guarus

O Prefeito Nelson Nahim e o secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira, inauguram dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras) nesta quarta-feira (4). A prefeitura implantou dez Cras no município, seguindo o planejamento de descentralizar os atendimentos sócio-assistenciais e facilitar o acesso da população aos serviços e programas sociais disponibilizados pela rede municipal. Às 17h será a inauguração do Cras de Travessão e, às 18h, a do Parque Guarus.

Na Avenida Rio Bonito nº 5, passa a funcionar o Cras do Parque Guarus e o Cras de Travessão está instalado na Rua Principal do distrito, nº 482, na sede da antiga estação ferroviária. As equipes técnicas dos dois centros já deram início ao atendimento aos usuários, através do Programa de Atenção Integral à Família (Paif).

A previsão é de que, mensalmente, sejam feitos aproximadamente 400 atendimentos em cada um dos novos Cras, atendimento que, antes, era realizado na sede da secretaria, no Jardim Carioca. Cada Cras tem um território definido, uma área de abrangência definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que também estabelece, para cada um, uma meta de mil atendimentos/ano.

- Nos Cras, garantimos o acesso da população mais carente a cursos de inclusão produtiva, atividades sócio-educativas, atenção aos grupos de convivência de crianças, adolescentes, gestantes, idosos; ações que visam ao fortalecimento dos vínculos familiares e a inclusão social das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. Em 2009, foram 22.425 atendimentos, sendo que começamos com quatro Cras e, em meados do ano, implantamos mais quatro. Ainda assim, o índice ultrapassou a meta do Ministério e este ano ampliamos bastante os atendimentos. A meta é ainda implantar mais dois Cras: um em Morro do Coco e outro em Ururaí - concluiu Henrique.

Por: Verônica Nascimento - 04/08/2010 12:35:00