Notícia no detalhe
Farol: monumento histórico completa 132 anos
Há 132 anos, era inaugurado em Campos o Farol de São Thomé, instrumento de sinalização que indica a existência de algum perigo no mar e que, também, orienta os navegantes quanto à localização da terra. O monumento foi construído por uma firma francesa no ano de 1877, mas só inaugurado em 29 de julho de 1882, em comemoração ao aniversário da princesa Isabel. Anos depois, a mesma firma construiu a Torre Eiffel, em Paris. Informações de atrativos como este podem ser encontrados, também, no Portal do Turismo de Campos, que completou dois anos.
Ele é um dos faróis que compõem a costa do Brasil e está instalado em uma área da Marinha. “A praia do Farol é rica em atrativos naturais, monumentos e história”, disse a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ana Néri Alvarenga.
O Farol tem 45 metros de altura e 216 degraus. É feito de um ferro especial que resiste à ferrugem, razão pela qual ainda se encontra em tão bom estado de conservação, do contrário a maresia já o teria destruído. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros com lâmpada de 1000 watts e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 46 km).
Durante a segunda guerra mundial, essa área serviu para aterrissagem de helicópteros para abastecimento, quando viajavam às costas da região.
No ano de 1967, houve um incêndio na lanterna, o farol foi então substituído por outro de categoria inferior e seu alcance ficou reduzido a 19 milhas (mais ou menos 35 km). Na época de sua inauguração, funcionava a querosene, atualmente funciona com energia comercial, mas possui 2 geradores para o caso de falta daquela e ainda funciona a querosene como originalmente,se preciso. Ele acende de acordo com horário do por do sol e faz a volta completa em 68 segundos.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/02/2026 17:39:03 Núcleo de Segurança do Paciente do HGG promove treinamento para notificação
- 06/02/2026 17:31:53 Respeito: Campanha “Não é Não” neste sábado na orla de Farol
- 06/02/2026 17:09:43 “Nada sobre nós, sem Nós” agita a manhã de assistidos na FME
- 06/02/2026 15:59:31 Foliões levam os blocos de carnaval para as ruas de Campos
- 06/02/2026 15:56:17 Assistência Social e CIEE firmam novas parcerias para ações integradas em 2026
Campos recebe reunião do Conselho de Turismo da Costa Doce
0602 14h00Etapa presencial de entrega de documentos do Transporte Universitário dias 9 e 10
0602 17h39Núcleo de Segurança do Paciente do HGG promove treinamento para notificação
0602 17h31Respeito: Campanha “Não é Não” neste sábado na orla de Farol
0602 17h09“Nada sobre nós, sem Nós” agita a manhã de assistidos na FME
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
4Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
5293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada
6Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira






















