Notícia no detalhe
Bloqueio epidemiológico na Escola Municipal do Novo Jóquei
A Secretaria Municipal de Saúde realizou o bloqueio epidemiológico na Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei, nesta sexta-feira (27), em prevenção à meningite. A profilaxia foi realizada por meio de antibióticos, conforme critérios do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, mesmo não havendo nenhum caso da doença confirmado no bairro. O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, ministrou palestra para os pais de alunos e profissionais da unidade escolar.
O diretor, que também é infectologista pediátrico, falou sobre as formas de prevenção, tratamento, tipos de meningite e tirou dúvidas dos pais e funcionários. Na quarta-feira (25), a Direção de Vigilância em Saúde orientou familiares da menina de 4 anos, moradora do bairro Jóquei Clube, que deu entrada no dia 24 no Hospital Ferreira Machado, às 06h10, em estado gravíssimo, e foi a óbito cerca de uma hora depois. Eles também receberam o antibiótico.
- Nós continuamos acompanhando o caso dessa menina, que tinha um quadro de sinusite. Como a causa da morte não foi determinada, o corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Os exames iniciais não confirmaram meningite, mas enviamos as amostras de sangue para o Lacen e tecidos do corpo para a Fiocruz para análise. Estamos investigando todas as possibilidades para o caso e seguindo o que determina o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde - disse o diretor.
Charbell explicou que as aulas devem continuar normalmente e não há necessidade de interrupção. Ele lembrou que os pais devem atualizar o cartão de vacinação de seus filhos, manter sempre a casa arejada e limpa, além de ingerir muito líquido e alimentação saudável. Graciela da Silva é mãe de duas estudantes da unidade escolar e agradeceu a orientação recebida.
- Eu já estava tranquila antes desta palestra, agora volto para casa ainda mais tranquila. É claro que eu estava preocupada com a saúde da minha filha, mas tenho certeza que a Secretaria de Saúde está fazendo a parte dela. Em momento algum, deixaram a gente sem resposta aqui na escola. Não tem necessidade de desespero ou alvoroço, porque estamos sendo muito bem orientados pela diretora Débora e pelo pessoal da Saúde – afirmou Graciela.
Verônica de Almeida tem uma filha na escola e afirmou que as Secretarias de Saúde e de Educação estão fazendo um ótimo trabalho. “Cheguei aqui com outro pensamento, tinha muitas dúvidas sobre essa doença, mas agora está tudo muito claro, não ficou nenhuma dúvida, a Secretaria de Saúde nos ajudou bastante”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















