Notícia no detalhe
Estudantes visitam Centro de Tratamento de Resíduos
Estudantes do 6º e do 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Conselheiro Josino visitaram nesta quarta-feira (4) o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), o aterro sanitário que fica localizado em Conselheiro Josino. Eles puderam conhecer como funciona o espaço para onde vai todo o lixo úmido produzido por Campos e mais outros cinco municípios. Nesta quinta-feira (5), a visita será feita pelos estudantes do 1º ano ao 5º anos desta unidade escolar.
Na visita coordenada por um representante da concessionária Vital Engenharia Ambiental, os alunos puderam conhecer o passo a passo do processo de destinação do lixo úmido de Campos, Miracema, São Francisco do Itabapoana, Laje do Muriaé, São João da Barra e Natividade. Apenas o lixo de Natividade é lixo hospitalar, que chega ao CTR e, depois, é tratado e autoclavado, num processo que transforma sua natureza e o torna lixo domiciliar. Os demais municípios enviam ao CTR lixos domiciliar e inerte.
Os alunos visualizaram como funciona o Centro de Tratamento: o lixo úmido chega ao local, é levado para um planalto onde várias máquinas o comprimem, e em seguida é depositado na superfície do planalto, recebendo terra por cima, formando uma espécie de "montanha" de lixo. Mas, para que o solo não seja contaminado, existe toda uma estrutura de impermeabilização, que separa o solo do lixo.
Então, o monte de lixo é "fechado", como um grande pacote, que se integrará novamente ao meio ambiente depois de centenas de anos. O chorume produzido por essa montanha é direcionado a um reservatório e, depois, é enviado para um local específico de tratamento.
Por sua vez, os gases que são formados nesses montes de lixo são direcionados, através de tubulação interna, para um tipo de "chaminé", que emerge da superfície do planalto e libera os gases no ar. Tudo isso é feito com base em fiscalização ambiental de órgãos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
De acordo com informações da Vital Engenharia Ambiental, empresa que mantém o CTR numa parceria com a Prefeitura de Campos, o CTR recebe diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo úmido produzidas pelas seis cidades. Mensalmente, a quantidade de lixo úmido enviada ao CTR chega a 13 mil toneladas.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 16:31:34 Defesa Civil recebe empresa francesa de energia para ampliar ações de prevenção
- 26/11/2025 14:56:12 Alunos do Curso de Informática do Cidac recebem certificados do módulo avançado
- 26/11/2025 13:23:59 Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
- 26/11/2025 13:14:53 Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
- 26/11/2025 12:47:21 Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
Defesa Civil recebe empresa francesa de energia para ampliar ações de prevenção
2611 14h56Alunos do Curso de Informática do Cidac recebem certificados do módulo avançado
2611 13h23Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
2611 13h14Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
2611 12h47Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
5Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
6Matrícula 2026 na rede municipal de Campos começa na segunda (10)




















