Notícia no detalhe
Arquivo Público é referência na restauração de documentos
O Arquivo Público Municipal de Campos tem se destacado pelo excelente trabalho na coleta, guarda, restauração e preservação de documentos, entre coleções de jornais de Campos e livros de registros da Câmara Municipal de Vereadores. No final do ano passado, a prefeita de San Pablo de Heredia, Aracelly Salas Eduarte, esteve em Campos representando o governo da Costa Rica, ela visitou o arquivo e ficou admirada com o trabalho realizado e propôs uma parceria para que o que é feito aqui fosse levado para a cidade dela na Costa Rica.
Os elogios mais recentes vieram de um pesquisador renomado, internacionalmente, o professor de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e editor da Revista de História da Biblioteca Nacional, Luciano Figueiredo, que esteve no Arquivo na semana passada para proferir uma palestra e considerou o trabalho realizado no local, como um exemplo a ser seguido.
O diretor do Arquivo Municipal, Carlos Roberto Bastos Freitas, confirma que o trabalho realizado no Arquivo pode ser comparado ao que é feito em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo. “O Arquivo Público de Campos possui o único laboratório de restauração de documentos do interior do Estado do Rio de Janeiro”, afirma Freitas, que explica também que o Arquivo só recebe livros que sejam de assuntos pertinentes ao material que é trabalhado no local, como, por exemplo, sobre história regional e patrimônio.
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, diz que o diretor e os funcionários do Arquivo realizam com muito zelo o trabalho, que passa pela restauração, preservação, guarda e disponibilização de documentos. “O Arquivo Público está de parabéns por tudo que já fez nesses nove anos de existência, faz e, ainda, vai fazer, mas ainda existem muitas pessoas que não conhecem o Arquivo. Os pesquisadores precisam conhecer o trabalho que lá é desenvolvido”, falou Avelino.
Arquivo Municipal - O Arquivo Público Municipal está instalado no Solar do Colégio, localizado na Estrada Sérgio Viana Barroso, 3.060, entre Goitacazes e Tocos. O Solar do Colégio é a construção sólida mais antiga do município e data do século XVII. No local funcionou até 1759 a sede de uma grande fazenda que pertencia ao Colégio de Jesuítas Santo Inácio. O Arquivo, exemplo de preservação arquitetônica e memória documental, recebeu só no primeiro semestre deste ano, 920 visitas, a maioria de estudantes universitários, que vão ao local para pesquisar, geralmente para monografias, dissertações e teses de conclusão de curso.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore