Notícia no detalhe
Força tarefa para conter efeitos das chuvas
A Prefeitura já mantém nas ruas diversas equipes para reduzir os alagamentos provocados pelas últimas chuvas. Uma verdadeira força tarefa foi montada, unindo, principalmente, as secretarias de Obras, Defesa Civil e Agricultura, para agilizar a desobstrução de bueiros, bombeamento de água em pontos alagados e limpeza de estradas em caso de deslizamento de terras. Nesta segunda-feira (2), homens e máquinas foram enviados principalmente à Região do Imbé, que vem sendo castigada por chuvas atípicas, de grande volume de água. Na área central, máquinas já atuam no Canal do Saco, no Espanada e bombas na Estância da Penha e no Jóquei. No Canal do Saco, foi realizada desobstrução da manilha. Grande quantidade de lixo estava impedindo a passagem da água, o que acabou provocando alagamento em algumas ruas. 
Na área urbana, somente a primeira meia hora de chuva do domingo (1) acumulou 33mm de água. O secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, contou que, na noite de domingo, diante do grande acúmulo de água na área central, a prefeita reuniu os secretários, para saber quais as primeiras ações a serem tomadas hoje. 
“Equipes verificaram que os cisternões funcionaram e não estão com obstrução na captação de água. Também temos homens posicionados para solucionar possíveis problemas de iluminação e em bueiros, que ficaram obstruídos com lixos levados pelas águas. Ontem mesmo, na Beira Lago, no Parque Guarus, obtivemos autorização do proprietário para retirar um muro e abrir uma vala, para escoar a água. Hoje, já estamos com uma draga da Secretaria de Agricultura no Canal do Saco, que transbordou no Parque Esplanada e continuaremos monitorando toda a cidade, para resolver os problemas”, contou Edilson.
O Secretário de Obras lembrou que não houve alagamento nos bairros que receberam obras nos sistemas de drenagem. “Registramos alagamentos em alguns bairros que estão em obras e as obras acabaram represando a água, como na Estância da Penha, Lagoa do Sapo, na Nazário Pereira Gomes, no Parque Guarus, e outros que sempre alagam com as chuvas, mesmo antes das obras. Em compensação, não tivemos alagamentos nos bairros em que as obras foram concluídas e que receberam nova estrutura na rede de drenagem pluvial, como as obras do Bairro Legal”, explicou.
Área rural – As obras de dragagem iniciadas em Três Vendas mantiveram a situação normal na localidade, normalmente atingidas por chuvas intensas e cheias. No entanto, a Defesa Civil Municipal diz que a situação é preocupante: “Já informamos oficialmente o Dnit, a Ministério dos Transportes, a Casa Civil; todos foram avisados da preocupação do município com possíveis cheias do rio Muriaé, que poderiam romper a estrada e provocar uma tragédia, até mesmo arrastando casas em Três Vendas. Infelizmente, ainda não obtivemos resposta”, contou o comandante Henrique Oliveira.
Já na Região do Imbé, a Secretaria de Agricultura mantém uma retroescavadeira, para limpeza das estradas onde ocorreram deslizamentos de terra. Técnicos da Agricultura também estão percorrendo vários pontos do Canal Coqueiros, para identificar áreas que precisam de limpeza com a escavadeira hidráulica de longo alcance, conforme informou o secretário Eduardo Crespo.
- Últimas Notícias adicionadas
- 30/10/2025 16:17:36 Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
- 30/10/2025 15:46:50 Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
- 30/10/2025 15:14:54 Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
- 30/10/2025 13:22:31 Centro de Imunização funcionará normalmente no ponto facultativo e fim de semana
- 30/10/2025 13:08:57 Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
3010 15h46Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
3010 15h14Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
3010 13h22Centro de Imunização funcionará normalmente no ponto facultativo e fim de semana
3010 13h08Grupamento de Ronda Escolar realiza palestras sobre Combate ao Bullying nas Escolas
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















