26 Novembro de 2014
Hoje - Nublado com Pancadas a Tarde

Depois de BO exumação de corpos de vítimas de Rio Preto

A secretaria municipal de Saúde fez um boletim de ocorrência na última sexta (15), na 134ª Delegacia de Polícia (DP), por conta dos desdobramentos dos fatos relacionados aos óbitos de duas pessoas de Rio Preto, na última semana. A medida foi necessária em razão da principal suspeita ser intoxicação por agrotóxico. Para facilitar o desdobramento dos casos e concluir o diagnóstico das causas mortes, peritos da Polícia Civil e técnicos do Instituto Médico Legal (IML) exumaram, na tarde desta quinta-feira (21), os corpos dos lavradores Eraldo Luiz Gomes Pinto e Josete da Silva dos Santos.

- Seguimos rigorosamente as orientações dos protocolos do Estado e do Ministério da Saúde. Estamos vigilantes caso haja ocorrências semelhantes na população da região – informou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

O trabalho foi feito em parceria com o Corpo de Bombeiros, no Cemitério de Rio Preto, acompanhado por parentes das vítimas. O objetivo é coletar novo material para pesquisa de tóxicos ou quaisquer outras substâncias, como inseticida. De acordo com o delegado da 134ª DP, Geraldo Rangel, a medida vai contribuir para definir se houve morte natural ou algum crime.

- Vamos investigar se realmente houve contaminação por agrotóxico e quem determinou a utilização do mesmo. Se ficar comprovado que eles estavam trabalhando para alguém, a pessoa poderá ser responsabilizada – afirmou o delegado.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Campos (IML) e serão devolvidos para o cemitério nesta sexta-feira (22). A previsão é que o material coletado seja enviado para o IML do Rio até a próxima segunda-feira (25). O resultado do laudo deve ser emitido em até 30 dias. O IML-RJ também está responsável pelo processamento das amostras que já foram enviadas pela Secretaria de Saúde na semana passada.

Por: Kamila Uhl - Foto: Gerson Gomes - 21/11/2013 20:50:00