Notícia no detalhe
Mês da Conscientização da criança no trânsito
Dando ênfase ao Mês da Conscientização da Criança no Trânsito, o Grupamento Ronda Escolar que foi instituído em Campos pela Guarda Civil Municipal em maio de 2009, estará pelo segundo ano consecutivo, promovendo entre a classe estudantil das unidades de ensino das redes municipal e estadual, palestras e apresentações lúdicas. Os encontros terão início nesta terça-feira (2) aproveitando os dois turnos nas unidades escolares.
Embora, como ressalta o coordenador do grupamento, Eneci Paulo, ainda todo o cronograma de atividades e sequencia das visitações nas escolas esteja sendo fechado ainda, o que se propõe com esta iniciativa é realizar o fomento da conscientização quanto à importância de se conhecer e praticar as orientações e leis de trânsito. Paralelamente a isto, cada um desses ouvintes – crianças e jovens adolescentes - se transformará, potencialmente, em um multiplicado das informações passadas entre seus familiares, amigos, vizinhos e todos que com ele convivam.
A parceria com a secretaria municipal de Educação, por exemplo, será fundamental para o sucesso da programação. Para o desenvolvimento dela, foram confeccionados pela Prefeitura de Campos, aproximadamente seis mil folderes. No material a ser distribuído conta formas de comportamento no trânsito, cuidados ao andar de bicicleta, solta pipa,andando de carro e de ônibus.
Ano todo - Independente disto, no decorrer do ano, as atividades voltadas para a abordagem de diversos assuntos pertinentes a este público alvo, são realizadas pelos membros do grupamento. Nas escolas, onde vão seguindo uma logística própria, o atendimento da Ronda Escolar atinge estabelecimentos de ensino situados tanto na área urbana quanto na rural e Baixada Campista e os números comprovam a seriedade dos trabalhos, entre as mais de 60 unidades de ensino.
“Neste primeiro semestre de 2012, fizemos 3.270 visitas na zona urbana de Campos, tendo atendimento a 98 emergências. No caso da Baixada, foram mais 777 visitas do grupamento, incluindo aí, 66 solicitações emergenciais onde conflitos como brigas de alunos e outras razões nos levam a intervir.Além destes números , na Área Norte, foram 114 visitas com uma intervenção, entre as 19 escolas mapeadas e na Área Sul, outras 515 visitas com 20 casos emergenciais”, confirmou o coordenador do Ronda Escolar.
Durante as visitas, agendadas pelas direções das escolas por meio de ofício encaminhado ao Comando da Guarda Civil Municipal, as palestras envolvem temas que dizem respeito ao universo de crianças e jovens, servindo de orientação e condutas preventivas no que tange ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, bullying e ainda educação no trânsito.
Endereço eletrônico e página no Face – A internet é um meio moderno e ágil de se conectar com o mundo e tanto isso é verdade que o próprio Grupamento Ronda Escolar introduziu mais esta ferramenta, lançando mão de um endereço eletrônico - rondaescolar@gcm.campos.rj.gov.br – para as pessoas tirarem suas dúvidas, darem sugestões ou mesmo enviarem denúncias. Além disto, uma página na rede social Facebook permite que todos conheçam as atividades do grupamento.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/01/2026 16:03:48 Prefeito participa de missa solene em celebração a Santo Amaro
- 15/01/2026 16:00:31 Dia de fé e devoção em Santo Amaro movimenta turismo na Baixada
- 15/01/2026 14:42:39 Programa de Erradicação do Trabalho Infantil atua na 293ª Festa de Santo Amaro
- 15/01/2026 11:24:31 Corrida Rústica de Santo Amaro abre atividades no dia do Padroeiro da Baixada
- 15/01/2026 09:04:35 Obra da Rua Domingos Viana avança e chega a cerca de 50% de execução
Dia de fé e devoção em Santo Amaro movimenta turismo na Baixada
1501 16h03Prefeito participa de missa solene em celebração a Santo Amaro
1501 14h42Programa de Erradicação do Trabalho Infantil atua na 293ª Festa de Santo Amaro
1501 11h24Corrida Rústica de Santo Amaro abre atividades no dia do Padroeiro da Baixada
1501 09h04Obra da Rua Domingos Viana avança e chega a cerca de 50% de execução
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
5Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
6Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos




















