24 Maio de 2017
Hoje - Nublado

Arquivo Público vai comemorar nove anos no dia 18

Uma programação especial será realizada no prédio histórico que abriga o Arquivo (Foto: Divulgação)

O Arquivo Público Municipal de Campos completa no dia 18 de maio nove anos de existência. Para comemorar a data, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial, que começa na terça-feira (18), às 16h, com uma solenidade onde serão informadas as atividades realizadas pelo Arquivo Público. Na oportunidade, será lançado o Caderno “Campos Capital. Os interesses econômicos e políticos distantes do povo”, resultado de uma pesquisa do historiador Cristiano Pluhar.

Ainda durante a programação de aniversário, o diretor do arquivo do Estado de São Paulo, o professor de História da USP Carlos Bacellar, proferirá uma palestra onde vai falar da implantação do Sistema Estadual de Arquivos de São Paulo, que ele coordena. Também estará presente o diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Knauss, que vai dar detalhes sobre a publicação do manuscrito de Couto Reys, um levantamento sobre os aspectos políticos e econômicos da região no final do século XVIII.

O diretor do Arquivo, Carlos Freitas, adianta que o texto que descreve o mapa de Couto Reys já foi revisado duas vezes e está em fase de editoração: “A cópia digital do mapa já foi feita e devemos imprimir o livro até o final do ano”, informou Freitas, que acrescentou: “Couto Reys descreveu de maneira minuciosa a natureza e os animais da região, com o nome dos proprietários de terra, o tamanho das propriedades, quantos bois, quantos escravos, etc. Ele foi precursor de Alberto Lamego, que o cita em ‘Terra Goytacá’”

A programação do dia 18 será encerrada com o Jongo, tradicional dança de origem africana. Nos dias 19, 20 e 21 de maio, das 13 às 17 h, será ministrado no Arquivo Público pela Associação Cultural do Arquivo, o Curso de Conservação de livros e documentos, com a carga horária de 12 horas. O investimento é deR$  20 e as inscrições podem ser feitas no próprio Arquivo ou pelo email: arquivodecampos@arquivodecampos.org.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2733-9999.
História - A instalação do Arquivo Público no Solar do Colégio foi possível graças a uma iniciativa do então vereador, atual Secretário de Governo, Dr. Edson Batista, numa parceria entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O prédio é do Estado e foi cedido para abrigar o Arquivo pelo então governador Anthony Garotinho.

Por: Wesley Machado - Foto: Divulgação - 11/05/2010 20:34:00