Notícia no detalhe
Campos registra aumento de 12,5% e 10% nas notas do Ideb 2011
O município de Campos avançou 12,5% no primeiro segmento do Ensino Fundamental, de acordo com os resultados do Ideb 2011, e no segundo segmento registrou expansão de 10%, ultrapassando em 6% a projeção do Ministério da Educação (MEC) para o município em 2011.
A evolução do Ideb de 2009 para 2011 avançou de 3.3 para 3.6 nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e nos anos finais, de 3.1 para 3.4, ultrapassando a meta prevista pelo MEC. O processo de evolução foi referendado pelo desempenho da Prova Brasil, com salto de 4.97 para 5.25.
– Este avanço foi registrado com a superação de quadro de abandono herdado em 2009, com a rede física sucateada, com a ausência de um programa de livro didático, entre outras limitações. Entre elas, a herança deixada pela transferência de 10 mil alunos do governo estadual para o município, número superior, por exemplo, ao total de estudantes dos municípios de Quissamã e São João da Barra. Alunos que vieram com conhecimento defasado, oriundos de um sistema de avaliação baseado na Promoção Automática, a maior parte deles com anos de repetência e com déficit de aprendizagem – informa a secretária de Educação, Joilza Rangel.
A secretária de Educação Joilza Rangel cita que o índice do segundo segmento registrou expansão de 10%, “ultrapassando em 6% a projeção do MEC para o município de Campos em 2011, enquanto a capital fluminense registrou um aumento de 8,8%, inferior à cidade de Campos”.
A secretária ressalta que mais de 190 escolas foram reformadas e 11 novas unidades foram entregues, como Escolas e Creches Modelos. “Foi adotado um Programa do Livro Didático, unificando o aprendizado; foi implantado o Plano de Cargos e Salários para os professores, entre outras melhorias, que resultaram no avanço das notas de uma rede municipal que tem 60 mil alunos, 5 mil professores e mais de 240 unidades”, destaca.
Segundo Joilza, todos os esforços já promovem resultados positivos, como os alcançados pelo Ciep Municipalizado Maestro Villa-Lobos, que teve um crescimento de 96%, indo de 2.5 para 4.1, e o Ciep Municipalizado Professora Carmem Carneiro, que passou da nota 1.1 em 2009 para 2.4 em 2011, com crescimento de 118%.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/06/2026 18:45:10 Aplicação de vacina do Butantan contra dengue descontinuada a partir desta terça
- 08/06/2026 18:08:47 163ª Festa de Santo Antônio celebra tradição, fé e cultura popular em Guarus
- 08/06/2026 17:49:41 HFM realiza campanha de vacinação contra a influenza para profissionais da unidade
- 08/06/2026 17:18:30 Gabaritos preliminares do Processo Seletivo da Assistência Social são divulgados
- 08/06/2026 16:59:19 Shopping Partage e Procon em parceria pelo projeto Comércio Consciente
Aplicação de vacina do Butantan contra dengue descontinuada a partir desta terça
0806 16h59Shopping Partage e Procon em parceria pelo projeto Comércio Consciente
0806 18h08163ª Festa de Santo Antônio celebra tradição, fé e cultura popular em Guarus
0806 17h49HFM realiza campanha de vacinação contra a influenza para profissionais da unidade
0806 17h18Gabaritos preliminares do Processo Seletivo da Assistência Social são divulgados
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5CIDAC desenvolve nova plataforma própria de cursos e amplia oferta de capacitação
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















