Notícia no detalhe
Centro de Alzheimer e Parkinson atinge 2.871 atendimentos
O Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson, da Secretaria Municipal de Saúde, atingiu 2.536 portadores de Alzheimer atendidos em cinco anos e 335 portadores de Parkinson desde o mês de junho de 2009, quando começou também o atendimento da doença de Parkinson, totalizando 2.871 pacientes atendidos. O Centro está localizado na Rua Marechal Deodoro, número 90, próximo ao Jardim São Benedito. O horário de funcionamento vai de 8 às 17h, de segunda à sexta-feira. As informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2722-9764, mas o agendamento e a avaliação são feitas apenas na unidade.
A médica coordenadora do Programa de Alzheimer e Parkinson da Secretaria de Saúde, Lana Maria Pereira da Silva, afirma que o Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson é um centro de referência que tem como função possibilitar um diagnóstico mais preciso. “Uma vez feito esse diagnóstico, o mesmo deverá manter seu tratamento em uma unidade de saúde que o referenciou. O paciente acima dos 60 anos e, encaminhado por médicos, passa por uma triagem com enfermeiro e psicólogos para avaliação de instrumentos e testes psicológicos. Uma vez terminadas essas avaliações, o paciente é encaminhado aos médicos do Centro pois, além da avaliação clínica, são pedidos exames laboratoriais e de imagem”, explica.
- Após concluído esse processo, os médicos traçam planos terapêuticos e encaminham o paciente aos farmacêuticos do programa para que o paciente possa iniciar o processo dos medicamentos que serão administrados daí em diante. Serão avaliados a cada três meses pelo médico da unidade, porém, deverá prosseguir em tratamento com o profissional que o referenciou. Também são encaminhados dentro do programa para que possam ser avaliados pela fisioterapia, psicólogos na sua necessidade de aceitação da patologia inclusive os familiares, aos assistentes sociais que trabalham as necessidades do paciente e de seus familiares. Há no Centro um neurologista para acompanhar especificamente os pacientes de Parkinson – informa Lana.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/05/2026 08:38:39 IMTT segue com grande movimento nas vistorias de vans e táxis
- 31/05/2026 08:29:29 Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
- 30/05/2026 15:55:48 População marca presença na 27ª edição do Prefeitura em Ação em Ururaí
- 30/05/2026 12:54:51 Saúde leva informações e serviços à população durante o Prefeitura em Ação em Ururaí
- 30/05/2026 11:56:27 EFEM vira lei e é institucionalizada como Escola de Governo
IMTT segue com grande movimento nas vistorias de vans e táxis
3105 08h29Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3005 15h55População marca presença na 27ª edição do Prefeitura em Ação em Ururaí
3005 12h54Saúde leva informações e serviços à população durante o Prefeitura em Ação em Ururaí
3005 11h56EFEM vira lei e é institucionalizada como Escola de Governo
Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
2Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
3Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
4MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
5Governo e Agricultura promovem encontro com produtores em Travessão
6Estrutura oferecida pelo Turismo na troca de figurinhas da Copa faz sucesso





















