27 Agosto de 2014
Hoje - Chuvas Isoladas

Professores lotam Fórum de Educação Afirmativa na Uenf

O segundo dia do Fórum de Educação Afirmativa Sankofa 2012 lotou o Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), nesta terça-feira (13). O evento com a apresentação do Coral de Cantigas Africanas, da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva; do Coral Lions em Canto e Flauta e Escola Municipal Lions I.

Os temas abordados foram “Matrizes africanas e políticas de ensino”, com a palestrante Helena Theodoro (Faetec); “Educadoras de Natureza: mulher negra e religiosidade afro-brasileira”, com Rosália Lemos (IFRJ) e “Os desafios do ensino técnico e tecnológico e a aplicabilidade da Lei 10.639/03 nas ciências exatas”.

A secretária de Educação, Joilza Rangel, apresentou ações afirmativas sobre a diversidade, a luta pela erradicação do preconceito e sobre o trabalho na diminuição do bulling dentro das salas de aula, entre outros. Joilza agradeceu a parceria da coordenadora de Diversidade e Pluralidade Cultural, da secretaria de Educação, que levou as questões educacionais municipais de Campos para o Fórum.

- Trabalhos nas escolas da rede a proposta “A cor da cultura na Escola”, que é uma proposta educativa, que visa à valorização da cultura afro-brasileira e da história. Esta proposta se faz presente nas escolas da rede atendendo aos alunos do 1º ao 9º ano.

- O Fórum prossegue nesta quarta-feira, às 8h30, com a Oficina Matriz Africana e Ação Educativa, e vai até às 17h, com vídeo documentário do Instituto de Pesquisas Afrodescendentes, e apresentação cultural. O evento termina na quinta-feira (15). Na sexta-feira (16), será aberta às 19h, a exposição “África-Brasil: o legado de Abdias Nascimento”, no foyer do Centro de Convenções da Uenf.

Por: Vanessa Nascimento (estagiária) - Foto: Rogério Azevedo - 14/03/2012 09:10:00