Notícia no detalhe
Convocados do PACS/PSF devem comparecer até dia 16
Na quarta convocação do concurso PACS/PSF, a Prefeitura de Campos informa que médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, cujos nomes foram publicados no Diário Oficial do Município, através das portarias 503 e 504 (06/03/12) e 561 (republicada em 07/03/12), devem comparecer, até o dia 16 deste mês, na Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, em horário comercial, para apresentação dos documentos e encaminhamento para exame de saúde, abertura de conta corrente e posterior posse no cargo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com as novas convocações desta semana, conclui-se o chamamento para todas as vagas do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que será estendido de 34 para 59 localidades. Já a reimplantação do PSF, programa que foi suspenso, no município, em 2008 pela Justiça Federal, com o fechamento de 56 pólos pela má utilização de recursos do Ministério da Saúde, e que, como conseqüência, teve suspenso o concurso realizado no mesmo ano, depende apenas da apresentação de médicos, que estão sendo convocados desde março do ano passado, para assumir os cargos.
A reimplantação do PSF em Campos, inicialmente impossibilitada por questões de caráter judicial, agora, esbarra no desinteresse de alguns profissionais aprovados no concurso, como informa o secretário de Saúde, Paulo Hirano. “Para alguns cargos, já estamos na quarta convocação, o que atravanca o processo, pois há um prazo legal a ser observado nessas convocações e os interessados podem ingressar na Justiça solicitando prorrogação para a posse. De 37 aprovados para o PSF e convocados ano passado para os pólos Aldeia e Pernambuca, apenas, 20 tomaram posse, sendo que, destes, 12 são agentes comunitários de saúde e nenhum é médico”.
Por definição do Ministério da Saúde, só se reconhece uma equipe do PSF, programa do governo federal que foi alterado e hoje é Estratégia Saúde da Família (ESF), quando essa equipe conta, pelo menos, com médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem, dentista e agente comunitário. O número de profissionais em cada equipe é definido conforme a necessidade da região. Sem essa formação, é impossível cadastrar o programa no sistema do Ministério, tanto para funcionamento como para recebimento de recursos.
- Na primeira convocação, além dos agentes, também, tomaram posse cirurgiões dentistas e outros técnicos, mas nenhum médico atendeu às convocações e, legalmente, não temos como pegar médicos de outros programas para o PSF. Daí estarmos aguardando a posse dos médicos – oito convocados desistiram e outros três estão sendo chamados agora - para implantar as primeiras equipes e dar continuidade à convocação dos aprovados para outros núcleos”.
Leia mais aqui:
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 09:03:17 Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
- 15/12/2025 08:49:35 Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
- 15/12/2025 08:33:52 Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
- 14/12/2025 14:35:26 Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
- 14/12/2025 14:26:12 Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















