19 Setembro de 2014
Amanhã - Variação de Nebulosidade

Biblioteca Volante leva cultura aos quatro cantos do município

A Biblioteca Volante da secretaria municipal de Educação (SMEC), já está se preparando para levar muita cultura e entretenimento para as crianças da rede municipal neste ano letivo. Através do Programa Municipal de Incentivo à Leitura “Ler para Ser”, da Superintendência Educacional da secretaria, a biblioteca visitou em 2011 cerca de 10 mil alunos, em 54 escolas dos primeiros e segundos segmentos e Educação Infantil. A informação é da Secretária de Educação, Joilza Rangel.

De acordo com a Superintendente Educacional, Nilza Gama, o programa “Ler para Ser” possui cinco coordenadoras e outros projetos de incentivos à leitura, como as “Salas de Leitura” e “Leitura no Espaço Hospitalar: Histórias que mudam a história da pediatria”.

Rosana Ribeiro de Oliveira, que é uma das coordenadoras do projeto, fala sobre a importância da leitura. “O objetivo é atender as escolas que ainda não possuem biblioteca e levar oportunidade para todos os alunos da rede. Cada escola recebe duas visitas do ônibus Biblioteca Volante, com demonstrações e leituras. O professor tem direito a pegar emprestado, por um prazo de até dois meses, de quatro a 10 livros por turma”, afirma.

Rosana diz que, depois, a equipe do ônibus volta e realiza o “Dia D Leitura” e assiste o que os alunos aprenderam, de forma lúdica, com apresentações teatrais e demonstrações diversas. “Essa é uma forma de incentivar a leitura de forma prazerosa”, garante.

- O ônibus da Biblioteca Volante realiza as visitas nas escolas da rede municipal, através de visitas agendadas pelos diretores das escolas. As visitas acontecem todas as segundas e quintas-feiras, durante todo o dia e durante todo o ano letivo – completou Rosana.

Por: Vanessa Nascimento (estagiária) - Foto: Divulgação - 24/02/2012 09:49:00