31 Agosto de 2014
Hoje - Variação de Nebulosidade

Festa de Santo Amaro: programação religiosa começa nesta sexta

A programação religiosa do dia de Santo Amaro termina com show do cantor católico Tony Allyson (Foto: Divulgação)

A programação religiosa da 269ª Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista, começa nesta sexta-feira (6), com abertura do novenário, às 18h30, na Igreja de Santo Amaro, composto por novenas e ladainhas. Em seguida, será celebrada a santa missa pelo padre Ramyro Gomes Armond, às 19h.

O novenário prosseguirá até o dia 14, diariamente no mesmo horário, com a presença dos fiéis, com exceção da celebração de uma missa tradicional, no dia 8, às 9h30. Já no dia 15, Dia do padroeiro da Baixada Campista, e dia escolhido pelos romeiros para prestar homenagem ao santo de devoção, pagando promessas feitas durante o ano, haverá oito missas.

A primeira missa pretende alimentar, com a oração, o grupo inicial de romeiros que costuma chegar todos os anos às 3h da madrugada. Por este motivo, chama-se missa da acolhida. A seguir, as missas serão celebradas às 5h, 7h e 9h, culminando às 11h, horário preferido pelos romeiros que chegam em caravanas de outras cidades da região, como Quissamã, São João da Barra, São Fidélis e Macaé.

Na parte da tarde, a celebração prossegue com missas às 13h. A procissão, que percorrerá as ruas do distrito, sairá às 18h. A missa campal será realizada às 19h, no palco oficial, montado pela Prefeitura de Campos, na praça principal. “Todas as missas atraem muita gente. Os fiéis lotam logo a igreja. Por isso, a importância também da missa campal”, observa Tatiane de Fátima Rocha, secretária da Igreja de Santo Amaro.

A programação religiosa do dia de Santo Amaro termina com show do cantor católico Tony Allyson, seguida de queima de fogos. Mais cedo, porém, os visitantes poderão assistir à tradicional Cavalhada, às 15h, com a representação da luta entre os mouros e os cristãos. A Prefeitura de Campos, através de várias secretarias, montou uma infraestrutura dotando o distrito de serviços e apoio, para receber fiéis de cidades de diversas partes do Brasil.

Por: Denise Ferreira - Foto: Divulgação - 05/01/2012 10:58:00